Em Porto Alegre do TO prefeitura implanta NASF e garante atendimento especializado

Publicidade

Publicidade

Com o objetivo de ampliar o atendimento à comunidade e integrar as famílias, a prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou em Porto Alegre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com uma equipe multidisciplinar, formada por Fisioterapeuta, Psicólogo e Assistente Social

-- Publicidade --

O NASF atua de forma integrada com as equipes da Saúde da Família (ESF) desenvolvendo ações de promoção e de proteção à saúde. “O Núcleo oferece apoio técnico às famílias, buscando a prevenção com ações pactuadas junto a equipe do PSF. É um trabalho em conjunto, onde quem sempre ganha é a comunidade”, disse o secretário Valentin Cardoso.

De acordo com a psicóloga da equipe, Ianne Cleaci Oliveira Souto, o NASF tem desenvolvido várias ações de prevenção e educação junto à comunidade. “Temos o grupo de gestantes, das crianças e trabalhamos em parceria com o CRAS com a melhor idade, além de outros projetos”, disse.

Ao todo, três profissionais vão complementar as ações de estratégias de saúde da família na promoção da Atenção Básica do município. “Estamos sempre buscando a valorização e a qualidade do serviço prestado a comunidade. O NASF era uma de nossas preocupações desde que assumimos a gestão”, disse o prefeito Rennan Cerqueira.

O NASF fortalece as equipes de saúde da família atuando para realizar trabalho de orientação, palestras e formação profissional. Em Porto Alegre, além da psicóloga, a equipe conta com a assistente social Eleoá Araújo Resende e a Fisioterapeuta, Márcia Nayara Araújo Serpa.