Amastha como candidato à vereador em 2020?

A coluna do jornalista Lailton Costa no Jornal do Tocantins, levantou uma questão curiosa nos bastidores da política. Segundo a coluna, Amastha para concorrer em Palmas, só poderá ser candidato a vereador, única vaga que a legislação lhe permitirá disputar nas eleições de 2020. Amastha foi eleito (em 2012) e reeleito (em 2016), tendo renunciado ao cargo de prefeito da capital em 2018 para se candidatar a governador. Fracassado nesta eleição, Carlos Amastha quase que caiu em esquecimento no meio político.

Burburinhos dos bastidores também ventilam a possibilidade de Amastha mudar sua residência eleitoral para Araguaína, onde tentaria ser prefeito na capital econômica do estado. Mas estaria com dificuldade de montar sua base política. Amastha foi eleito na primeira vez pelo partido do ex-deputado federal araguainense Lázaro Botelho, o Progressistas, ao trocar o PP pelo PSB o ex-prefeito deixou muitas mágoas e por isso, construir capital político na cidade de Lázaro Botelho tem sido uma missão nada fácil.

-- Publicidade --

Na coluna de Lailton Costa, o jornalista também lembra que, Amastha uma vez eleito (vereador em Palmas), se manterá em evidência e poderá concorrer, no mínimo, a uma das 8 vagas de deputado federal em 2022 – a de Senado será só uma, a de Kátia Abreu (PDT).

Fracassando ou não em 2022, só poderá tentar a Prefeitura da Capital em 2026.