Aos Fatos cria arquivo com postagens de Jair Bolsonaro no Twitter

A plataforma de checagem de informações Aos Fatos lançou a “Tweets de Bolso”, um arquivo de tweets publicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) desde 2010, quando o então deputado federal começou a usar a rede social. A ferramenta foi criada em parceria com o programa TruthBuzz, do ICFJ (International Center For Journalists) e possibilita pesquisas de termos específicos em tweets antigos ou recentes de Bolsonaro, mesmo que eles tenham sido deletados do perfil no Twitter.

Sérgio Spagnuolo é coordenador do projeto e explicou seu funcionamento: “A gente vasculha a conta do Bolsonaro a cada 10 minutos, utilizando a API da ferramenta Workbench para registrar e armazenar os tweets.”

No site da ferramenta, é possível fazer buscas  em duas bases de dados: uma nas publicações feitas de 31 de março de 2010, quando Bolsonaro criou sua conta na rede, a junho de 2017; e outra nas postagens feitas a partir de junho de 2017. Essa divisão de bases acontece por conta do funcionamento da API do Twitter, que restringe o número de tweets a serem compilados de uma só vez.

-- Publicidade --

Se um tweet for deletado em menos de 10 minutos, o limite de tolerância para eventuais correções, não é registrado na “Tweets de Bolso”. Salvo essa exceção, todas as publicações de Jair Bolsonaro são armazenadas e só podem ser retiradas da plataforma mediante solicitação. Caso um tweet que tenha sido armazenado na ferramenta da Aos Fatos seja apagado por ter violado algum termo de conduta do Twitter, por exemplo, o conteúdo só será removido do “Tweets de Bolso” após contato com a Workbench para retirar o conteúdo da API.

O arquivo não armazena as mídias contidas em publicações, como imagens e vídeos. “Isso exigiria um grande volume de armazenamento e processamento”, comenta Spagnuolo. “É uma ideia futura, mas ainda não temos como executar.”

O projeto levou pouco menos de um mês para ser idealizado e executado. Jair Bolsonaro fez das redes sociais seu principal meio de comunicação e, por isso, Spagnuolo considera importante manter um registro de tudo o que é publicado no Twitter, onde as postagens do presidente são mais frequentes.