Bolsonaro determina que PF reforce segurança de Moro e familiares

O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta terça-feira, 8, que a Polícia Federal tome providências para “garantir, diretamente ou por meio de articulação” com outros órgãos, a segurança do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e de seus familiares.

De acordo com despacho publicado em edição extra do Diário Oficial da União, a decisão de Bolsonaro foi tomada “diante de informações sobre situações de risco decorrentes do exercício do cargo”.

Procurado na noite desta terça, o Ministério da Justiça informou, por meio da assessoria, que não poderia dar mais detalhes sobre o assunto por questões de segurança. A PF disse que não comentaria o despacho.

Ex-juiz da Lava Jato, Moro tinha segurança especial quando atuava como magistrado federal em Curitiba.

-- Publicidade --

No início da operação, em 2014, ele resistiu à escolta armada, mas aos poucos teve de readaptar sua rotina. Em 2016, a PF chegou a investigar ameaças feitas na internet, que pregavam atos de violência contra Moro.

Nos últimos anos, o então juiz vinha evitando restaurantes cheios e idas a shoppings, por exemplo. Sua escolta era formada por agentes de segurança judiciária e da PF.

A segurança de autoridades, quando necessária, pode ser feita por policiais da PF, integrantes das Forças Armadas e seguranças dos Poderes Legislativo e Judiciário.

No caso do presidente da República e do vice, cabe ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) “zelar, assegurado o exercício do poder de polícia, pela segurança pessoal” e dos respectivos familiares.

O presidente Jair Bolsonaro também teve a segurança pessoal e da família reforçada nos últimos meses, principalmente depois do atentado a faca que sofreu em 6 de setembro, em Juiz de Fora (MG), durante a campanha presidencial.