Com recursos destinados por Lázaro, Filadélfia inicia obras de recuperação de estradas vicinais

Uma das obras mais esperadas da região da Barraria, município de Filadélfia, começou a virar realidade neste domingo, 6, quando foi dado início da recuperação da estrada que liga a região da Caeira (TO 222) à localidade do João Aires, já na divisa com Palmerante. O lançamento do início das obras aconteceu em clima de festa e reuniu cerca de centenas de pessoas de toda a região.

-- Publicidade --

A obra de cascalhamento, alargamento e patrulhamento da estrada está sendo feita com recursos de emenda do deputado federal Lázaro Botelho, no valor de 507 mil reais.  A emenda foi apresentada ainda em 2016 e liberada agora em 2018, pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura.

O prefeito de Filadélfia, Ivanilzo Gonçalves de Alencar, mais conhecido por Mizô, destacou a importância da obra e agradeceu ao deputado Lázaro Botelho pela destinação dos recursos. “Essa obra valoriza toda a região da Barraria. Aproveitamos para agradecer o empenho do deputado Lázaro Botelho que sempre nos atendeu destinando recursos para o desenvolvimento do nosso município de outros da região. Além desses 507 mil reais, o deputado destinou mais de 11 milhões de reais que serão investidos na infraestrutura de Filadélfia”, afirmou Mizô.

A estrada que liga Caeira ao João Aires tem uma extensão de cerca de 21 km e é uma das principais rodovias da região da Barraria. A rota atende cerca de 150 propriedades rurais, entre fazendas, chácaras, os assentamentos Cristo Rei, Coração do Tocantins, Vale do Ponte e uma comunidade quilombola, a Grotão.

Há três anos a estrada não recebia nenhum tipo de benefício, ocasionando sérios prejuízos aos moradores e motoristas destas localidades. “A estrada é a principal via de acesso à TO 222, mas está difícil trafegar por ela. Nossa produção  se perde só pelo tempo que a gente leva pra chegar na cidade, mais de 3 horas, um percurso que a gente poderia fazer em menos de 40 minutos. Agora parece que a coisa vai melhorar, com esses serviços de encascalhamento e alargamento da pista”, disse Paulo Cesar da Silva, o PC, representante do P.A. Coração do Tocantins.

Quem não conseguia esconder a alegria com o início das obras era vereadora Daiana Dias Tavares, a mais votada nas últimas eleições e representante da região. Para ela, as obras de melhorias eram esperadas com grande ansiedade por toda a população da Barraria. “Estamos de alma lavada, pois sou cobrada todos os dias por melhorias dessa estrada que está numa situação precária. Agora, graças a Deus as obras começaram. Temos certeza de que toda a região está comemorando com isso, pois todos saem ganhando com os benefícios que estamos recebendo aqui”, disse.