DEU RUIM: Irmão do deputado Amélio Cayres foi preso por engano

O delegado da Polícia Civil Thyago Bustorff Feodrippe de Oliveira Martins, que comanda a Operação Isis da Polícia Civil, liberou um dos alvos do mandado de prisão determinados pela Justiça nesta sexta-feira, 22.

O alvo liberado é Armando Cayres Almeida, irmão do deputado estadual Amélio Cayres (SD). Armando é um dos alvos principais da Operação Isis, deflagrada nesta sexta, que apura a existência de uma associação criminosa no Naturatins para a prática de crimes contra a administração pública por meio de corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Mas, embora a decisão judicial que autorizou a operação cita textualmente dois irmãos do deputado, Armando e Alvimar Cayres, o delegado explica que o irmão do deputado chegou a ser levado para a delegacia, porém, durante as oitivas dele e de um advogado que atuou em processos de fazendeiros juntos ao Naturatins, a polícia concluiu que a pessoa citada nas interceptações telefônicas de nome Armando é outro e não o irmão do deputado.

“As investigações apontavam ligação dos investigados com Amélio Cayres, deputado estadual, e ligação também com Alvimar Cayres, ex-prefeito de Buriti e irmão do Armando. E dentro das diligências autorizadas pelo juiz, está um advogado que tem ciência dessa situação em que a representada, servidora do Naturatins se oferecia para fazer a defesa administrativa do Armando auxiliando o advogado e pedia que o Amélio intercedesse junto ao Presidente do Naturatins para anulação dessa multa”, explica o delegado, por telefone. “Então dentro de todo o contexto, a ligação da servidora com o ex-prefeito de Buriti, havia, naquele momento fundadas razões para justificar a prisão de Armando, nos fazendo crer que naquele momento o Armando seria o Armando Cayres”, ressalta. Segundo o delegado, esse advogado informou nunca ter atuado na defesa do Armando Cayres em processos ambientais.

-- Publicidade --

O próprio Armando Cayres garantiu aos investigadores jamais ter sido multado pelo órgão ambiental. Com isso, o delegado deixou de cumprir a prisão temporária de cinco dias decretada para Armando Cayres e liberou o irmão do deputado. “Diante disso, a prisão dele se mostra desnecessária e inoportuna e eu estou justificando ao juiz o não cumprimento do mandado em relação a ele”, explica Martins. Segundo o delegado, a operação ainda vai realizar as oitivas dos demais presos e analisar os documentos apreendidos.

“A documentação é contundente em relação aos outros investigados, que ainda vão ser ouvidos, mas eu vou encaminhar a parte que cita a autoridade com foro de prerrogativa de função para análise do Tribunal de Justiça”, diz, ao se referir que o outro Armando citado pelo advogado, seria o prefeito de Esperantina Armando Alencar.

 

FONTE: Jornal do Tocantins