Defensores Públicos são homenageados pela Assembleia Legislativa com o Título de Cidadão Tocantinense

Dois membros da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) foram homenageados com o Título de Cidadão Tocantinense em sessão especial realizada nesta terça-feira, 4, na Assembleia Legislativa (AL) do Estado. O defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado, e coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, foram agraciados com o Título concedido a pessoas com reconhecido trabalho prestado no Estado.

-- Publicidade --

Ao longo da solenidade, os deputados presentes destacaram os Títulos concedidos aos Defensores Públicos, ressaltando a importância da DPE-TO para o atendimento jurídico à comunidade carente. “Nós, enquanto tocantinenses, nos sentimos honrados com esses homenageados. Vejo sempre o trabalho dos defensores, como Murilo, em prol da instituição, e o trabalho do defensor Arthur na luta pela saúde pública no nosso Estado. Quero parabenizá-los”, declarou a deputada Valderez Castelo Branco (PP).

 

Para a presidente da Casa de Leis, Luana Ribeiro (PSDB), as indicações para a concessão da homenagem observaram critérios como a contribuição ao Estado e o legado de ações sociais, políticas, religiosas, administrativas e empresariais. “São líderes que fizeram e fazem a história do Tocantins. Homens e mulheres vindos de várias regiões do Brasil, que escolheram o Tocantins para viver e contribuir com o seu trabalho e projetos. Cidadãos marcados na história do Tocantins que ajudaram a construir um Estado forte”, destacou a parlamentar.

Título

A solenidade homenageou, ainda, outras 32 pessoas. A honraria é concedida a cidadãos que desempenham papel importante para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, apresentada pelos deputados e aprovada em plenário. Desta forma, o agraciado passa a ser considerado tocantinense, mesmo que não tenha nascido ou não resida no Tocantins.

Os deputados que fizeram as entregas dos Títulos são: Toinho Andrade (PHS), Jorge Frederico (MDB), Elenil da Penha (MDB), Paulo Mourão (PT), Ricardo Ayres (PSB), Solange Duailibe (PT), Valdemar Júnior (MDB) e Valderez Castelo Branco (PP).

Homenageados

Além do Defensor Público-Geral no Tocantins e do coordenador do Nusa na Defensoria, também receberam a homenagem: o desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Tocantins (TER-TO), Marco Villas Boas; o prefeito de Paraíso do Tocantins e ex-governador do Tocantins, Moisés Avelino; a promotora de Justiça Maria Roseli Pery; o procurador de Justiça Alcir Raineri; o presidente da Fecomércio, Itelvino Pesoni; o procurador de Justiça Ricardo Vicente da Silva; a empresária Rosângela França; o vice-diretor da Faculdade Católica Dom Orione e o membro da Academia Tocantinense de Letras, José Francisco Concesso; o capitão de mar e guerra e ex- comandante da Capitania dos Portos do Araguaia-Tocantins, Vilmar Fortuna; o presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Gonçalves de Melo; o pastor e ex-deputado Pedro Lima; a empresária Denize Cardoso; o pastor Francisco Onildo; o atleta profissional de jiu-jitsu, Roniedson Andrade; o médico Antônio de Deus; o doutor em Biologia e ex-secretário de Estado, Divaldo José da Costa; o empresário Darci Garcia; o músico Waldemar de Carvalho; o médico Renato Rezende; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alberto Sevilha; o advogado Paulo Roberto, de Araguaína; o diretor superintendente do Sebrae, Omar Henemann; o engenheiro agrônomo e chefe-geral da Embrapa por sete anos, Carlos Magno Campos; o professor e advogado Sady Boéssio Pigatto; o jornalista Wolfgang Teske; e a vice-prefeita e atual vereadora de Araguatins, Doralice Lima Pereira.