Deputado Prof. Júnior Geo propõe método ABA da psicologia para crianças e adolescentes com autismo nas escolas

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) propôs, sugestão ao Executivo sobre a aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) nas escolas do Tocantins na última semana em que se fala sobre a conscientização sobe o Transtorno do Espectro Autista. O parlamentar destaca que o uso do método com crianças tem por objetivo integrar a criança à comunidade da qual ela faz parte.

“A ABA contribui de forma efetiva para o desenvolvimento de estudos. Seu benefício não está somente na vida familiar da criança, mas em todos os outros aspectos, como na escola, na interação social”, destaca Geo.

-- Publicidade --

A Análise do Comportamento Aplicada, Applied Behavior Analyses, em inglês, é um conjunto de técnicas e procedimentos advindos de um campo específico da psicologia comportamental. A intervenção com o método deve ser o mais precoce possível, beneficiando diretamente as crianças e adolescentes.

Após um planejamento e uma avaliação, são criados planos educacionais direcionados a dificuldades de aprendizagem, dificuldades emocionais, e dificuldades sociais e de comunicação. A análise do comportamento busca ensinar qualquer tipo de habilidade para a criança, inclusive o reconhecimento de emoções e o comportamento emocional propriamente dito.

Durante toda a terapia e acompanhamento escolar, atenção social intensa é dada à criança, de modo a tornar a interação com o outro interessante. As habilidades de comunicação, por sua vez, são ensinadas passo a passo, iniciando pelo aprendizado de pedidos e repetição de palavras.