Diretoria de Saúde da Assembleia encerra “Outubro Rosa” com a realização de palestras

A Diretoria de Saúde (Disau) da Assembleia Legislativa encerrou na manhã desta terça-feira, 29, a campanha “Outubro Rosa, Mulher, Você é Valorosa”, que desde o início do mês vem conscientizando sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama. O encerramento se deu na Sala de Reuniões da Escola do Legislativo, através da apresentação de várias palestras ministradas por profissionais renomados.

Professor do ITPAC, Daniel Riani Gotardelo falou sobre rastreamento de doenças e vacinas indicadas para a mulher. Disse que a realização de exames em pacientes assintomáticos (sem a manifestação de sintomas) não é recomendada. “O excesso de exames pode gerar mais prejuízos do que benefícios. O resultado “falso positivo” pode acarretar muitos danos à saúde da paciente”, afirmou.

A médica ginecologista Francielle Batista falou sobre as transformações do corpo da mulher ao longo da vida. Ela avaliou que a sobrecarga de hormônio de uma mãe vai influenciar na vida de seus filhos. Ela tratou do processo de envelhecimento, dos riscos à saúde da mulher e da importância da prevenção com a realização de exames.

-- Publicidade --

Já a professora Márcia Cristina Terra, que falou sobre rastreamento do câncer da mulher, recomendou cuidado e prevenção em tempo hábil. “Precisamos nos cuidar no momento certo, sem pânico, pois, com o tratamento no tempo adequado, todo mal pode ser evitado e curado”, concluiu. Ainda aconteceu uma palestra com a especialista em Medicina da Família e Comunidade, a mestra em Saúde Pública, Ana Paula Pedreira Lima Rocha.   

Às realizações do Outubro Rosa somou-se uma feijoada beneficente no dia 19, ocorrida no Clube da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Asleto) a fim de arrecadar recursos para a construção do Hospital de Amor de Palmas. Durante todo o mês, às terças e quintas-feiras, a campanha havia ofertado duas vagas para o atendimento à saúde da mulher, sendo que a Diretoria de Saúde voltou, ainda em setembro, com o serviço médico a todos os servidores da Casa.

A diretora da Disau, Nicole Alves Paixão considerou satisfatórias as ações do Outubro Rosa, “tivemos um crescimento nas ações de conscientização dos servidores, e ainda promovemos uma atividade beneficente como a feijoada, uma ação inédita para a campanha”, garantiu Nicole.

Segundo disse a diretora as novidades e ações surgiram desde a promoção do “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio. “Pegamos o que já existia nas outras campanhas e ampliamos”.