Issam quer garantir continuidade do tratamento de autistas no período da pandemia

O deputado estadual Issam Saado (PV) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), na última semana, para garantir a continuidade do tratamento de saúde dos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Nesse momento tão difícil, de Coronavírus, as pessoas com autismo sofrem com o isolamento. Muitos não conseguem ficar retidos em casa”, refletiu o parlamentar ao pontuar que defende uma flexibilização para os portadores de autismo, obedecendo as medidas de proteção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo obrigatório o uso de máscara.

O parlamentar ainda explanou sua intenção em ajudar as famílias mais carentes, que necessitam ainda mais da atenção do poder público nesse momento, garantindo que o atendimento a elas continue.

-- Publicidade --

O Projeto de Lei certifica que as clínicas públicas e privadas que atendam pessoa com TEA flexibilizem seus horários e disponibilizem ambientes exclusivos para o atendimento. Também garante que os autistas tenham seus direitos e dignidade respeitados mesmo em emergências como a pandemia e epidemias.

Exemplo

Muitos outros países estão garantindo os direitos dos portadores de TEA, por meio de flexibilização das regras de confinamento. Na França, “no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o chefe de Estado Francês declarou que os 700.000 autistas da França poderão sair de casa com mais frequência para ir aos locais que representam referências tranquilizadoras para eles”.