No plenário da AL, Valderez parabeniza professores do Tocantins

A deputada estadual Valderez Castro Branco (Progressistas) parabenizou nesta terça-feira, 15, Dia do Professor, todos os docentes do Estado do Tocantins. O pronunciamento ocorreu no Plenário da Casa de Leis, durante a Sessão Ordinária nº 116.

Em sua fala, a parlamentar enfatizou a importância da profissão para todas as demais áreas. Destacou também a necessidade de se valorizar ainda mais os professores e professoras. “Nenhuma profissão é tão necessária como a de professor. É uma afirmação clara e objetiva, já que todas as demais profissões decorrem de professores. Médicos, enfermeiros, engenheiros, jornalistas, advogados, dentistas, administradores, juízes, enfim, todas as profissões são importantes. Porém, para alcança-las é necessária a presença de um professor”, disse.

Além dos docentes de todo o Estado do Tocantins, Valderez também parabenizou os deputados Professor Junior Geo e Issam Saado, este por já ter exercido o magistério em Araguaína.

Professores do TO

-- Publicidade --

De acordo com informações da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, a rede estadual de ensino conta hoje com cerca de 12.500 professores, que lecionam em 499 escolas estaduais.

A remuneração inicial para professores da educação básica, com nível superior está ajustada em R$ 4.541,00 para carga-horária de 40 horas semanais. Mensalmente, os educadores que atuam nas salas de aula do Tocantins recebem, em média, salário em torno de R$ 5 mil, contando as progressões de carreira, no caso dos professores efetivos.

“Temos que atuar continuamente na melhoria das condições de trabalho dos nossos professores. Não somente no ganho salarial, que é essencial, mas também investir na qualificação profissional e estrutural também”, completou Valderez.

Saúde Vocal

A deputada lembrou ainda de um Projeto de Lei (PL) de sua autoria, que tramita na Assembleia Legislativa e incentiva o cuidado da saúde vocal do âmbito da educação estadual. “O programa ‘Sua Voz, seu instrumento de trabalho’ oferece cuidados preventivos e promoção do bem-estar para que os nossos professores tenham mais sucesso na realização das suas atividades”, declarou.