Parlamentares e servidores da AL-TO participam de congresso na Bahia

Na noite desta quarta-feira, 20, o presidente da Assembleia Legislativa do TO, deputado Antonio Andrade, se juntou a outros presidentes de Assembleias e legisladores nos âmbitos federal, estadual e municipal, no 23° Congresso da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).

Com o tema “Humanizando as Leis em Um Novo Tempo” o evento busca debater temas de interesse nacional e ampliar a participação das Assembleias nas soluções para o cidadão brasileiro.

A UNALE tem como principal objetivo qualificar seus filiados (servidores e legisladores), para que isso se reflita em leis e novos projetos para a população, como explicou a deputada baiana, Ivana Bastos, que vai assumir a presidência da Unale pelos próximos dois anos.

A comitiva tocantinense é formada por 12 deputados, o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, além do presidente Antonio Andrade (PTB), que ressaltou durante entrevista a importância da participação no evento. “Este é um momento ímpar, onde podemos trocar experiência com deputados dos 27 Estados brasileiros e discutirmos saídas para problemas comuns, como por exemplo, a reforma da previdência dos Estados, combate ao suicídio, a violência contra as mulheres, entre outros. Sem falar da importância de qualificar nossos servidores”, disse o presidente.

-- Publicidade --

Participação internacional

Além da participação de representantes dos 27 Estados e diversos municípios do país, o Congresso conta ainda com a participação de seis países: Argentina, Cuba, China, Índia, Paraguai e Uruguai.

Mais sobre a UNALE

Atualmente a Unale é a única entidade com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (SFT) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), de representação dos 1059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.

Neste sentido, a Unale tem a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundir a importância do legislativo estadual no sistema democrático e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do país.