Após um dia inteiro sem governador, Tocantins está sob novo comando

Tomou posse por volta das 20:00h desta terça-feira, 27, o presidente da Assembleia Legislativa Mauro Carlesse (PHS). Cumprindo todos os ritos oficiais para chegar ao comando do Palácio Araguaia.

Com a posse de Carlesse no governo, a deputada Luana Ribeiro (PDT) assume a presidência da Assembleia sendo a primeira mulher a comandar o parlamento tocantinense. De acordo com o regimento da casa não haverá nova eleição para a mesa diretora.

“Assumo o mandato de governador interino, mandato que usarei como amostrado que acredito e quero para o Tocantins, nesse período tão curto vamos trabalhar intensamente para garantir a continuidade dos serviços públicos, todas as ações positivas serão mantidas e incrementadas, eu sempre digo que aprendi na vida que só o trabalho e a dedicação fazem a diferença, aprendi com a minha mãe, já que perdi meu pai muito cedo”. Disse Carlesse emocionado em discurso de posse.

Quase chorando emendou; “A honestidade está a cima de tudo, infelizmente não tive como continuar os meus estudos, tinha que trabalhar para sobreviver e ajudar minha família, a vida dura que tive me transformou no homem que sou hoje, sou determinado e trabalho pelo que acredito (…) neste momento o que quero é melhorar a vida dos tocantinenses”.

Veja o discurso de posse;

Biografia

Mauro Carlesse nasceu no município de Terra Boa, Paraná, em 25 de junho de 1960. No Tocantins, ocupou-se como empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura. Atualmente é filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS). No dia 08 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019.

Foto SECOM/Ademir dos Anjos

ANÚNCIO DO SECRETARIADO

Após a sessão de posse na Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse dirigiu-se a pé ao Palácio Araguaia, acompanhado de deputados, lideranças e populares. Mauro Carlesse ocupou a cadeira de governador interino do Tocantins e logo em seguida deu posse aos novos auxiliares de Governo. Antes, porém, o deputado estadual pastor Eli Borges deu as bênçãos ao novo governo e desejou sucesso aos novos gestores.

O governador interino Mauro Carlesse anunciou quatro secretários titulares, dois subsecretários, três presidentes de autarquias, o comandante-geral da Polícia Militar e o controlador-geral do Estado. Alguns secretários anunciados irão acumular algumas pastas do Governo. “Estou anunciando hoje alguns auxiliares. Nos próximos dias irei anunciar os demais, observando o critério técnico e a afinidade com o nosso projeto de governo”, disse o governador.

-- Publicidade --

ATO DE POSSE DOS SECRETÁRIOS

Equipe empossada do governo interino – Foto Lia Mara

Rolf Costa Vidal assumiu a Casa Civil e cumulativamente a Secretaria Geral de Governo e Articulação Política;

Sandro Henrique Armando, na Secretaria de Estado da Fazenda e cumulativamente as secretarias de Estado da Administração e a do Planejamento e Orçamento;

João Francisco de Aguiar, como secretário de Estado da Comunicação Social;

Jaison Veras Barbosa é o novo comandante-geral da Polícia Militar.

Deusiano Pereira de Amorim é o gestor da Secretaria de Estado da Segurança Pública e cumulativamente da Cidadania e Justiça;

Senivan Almeida de Arruda assumiu a Controladoria Geral do Estado;

Colemar Natal Câmara, a presidência da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins);

Divino José Ribeiro, no Instituto de Terras do Tocantins (Itertins);

Jorge Cleber Neiva Brito, no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Também foram nomeadas a subsecretária de Estado da Fazenda, Dilma Caldeira de Moura e a subsecretária da Administração, Vagleia Inacio Montelo Camarco.

“Esse é o novo governo do Tocantins. Interino, mas que tem a obrigação de fazer a diferença. A partir de hoje sou governador junto com vocês. Temos o compromisso de aproximar os municípios o máximo possível. Vamos caminhar juntos com as portas do Palácio abertas”, finalizou Mauro Carlesse.