Apresentação do programa Tocando em Frente aos deputados e visita do prefeito de Goiânia para conhecer a estrutura educacional do Tocantins marcam a semana do Governador Mauro Carlesse

A semana do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, esteve concentrada em agendas na Capital. Ele recebeu uma comitiva do estado de Goiás, liderada pelo prefeito de Goiânia; esteve reunido com deputados e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; e participou da cerimônia comemorativa do Dia do Bombeiro Militar, na sede do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros.

Na segunda-feira, 5, Mauro Carlesse recebeu em seu gabinete, no Palácio Araguaia, os deputados federais João Campos de Araújo e Alcides Ribeiro Filho; o prefeito de Goiânia, Rogério Oliveira Cruz; o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa; a secretária Municipal de Relações Institucionais de Goiânia, Valéria Pettersen; e o vereador, membro da Comissão da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, da Câmara Municipal de Goiânia, Marlon dos Santos Teixeira, que vieram a Palmas para conhecer a estrutura de unidades de ensino da rede estadual. A comitiva veio ao Estado por recomendação do Fundo Nacional de Educação (FNDE), com o objetivo de replicar, em Goiânia, o modelo de Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) que está sendo implantado em municípios tocantinenses.

“Temos mantido um olhar voltado para o desenvolvimento do Tocantins, garantindo o destravamento de obras, como das Escolas Estaduais de Tempo Integral. O resultado que podemos alcançar com essas unidades de ensino é incrível. É uma honra poder colaborar com o projeto de Goiânia, que quer tomar o projeto estrutural das nossas escolas como referência”, apontou o governador Mauro Carlesse.

Terça-feira

Na terça-feira, 6, o governador apresentou o programa Tocando em Frente para deputados e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. O programa, que objetiva o fortalecimento da economia e a geração de empregos nos 139 municípios, prevê aporte financeiro de R$ 2,9 bilhões para investimentos em todo o Estado no biênio 2021/2022. O programa foi apresentado de maneira detalhada aos parlamentares e ao Executivo palmense, para que assim possam desenvolver projetos voltados às regiões das quais são representantes. A previsão é de que cada município receba aporte financeiro na ordem de no mínimo R$ 3 milhões.

-- Publicidade --

O prefeito de Goiânia, Rogério Oliveira, ressaltou que a Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso deve servir de modelo para o colégio a ser implantado em Goiânia. “Queremos implantar o mesmo projeto em Goiânia, sendo que aqui é para 1.500 estudantes e lá queremos fazer para 1.000 alunos”, frisou. Ele destacou que a estrutura das escolas que visitou é um ponto de destaque, pela possibilidade de oferta de atividades diversificadas aos estudantes, em tempo integral. “A condição de áreas para que os alunos realizem suas atividades, a exemplo de espaços para a realização esportiva, que são importantes em qualquer etapa da vida – a quadra, a piscina, enfim, o auditório, são espaços que chamam atenção. O Tocantins está de parabéns, Palmas está de parabéns”, elogiou.

Ainda na terça-feira, o governador Mauro Carlesse participou da solenidade alusiva ao Dia do Bombeiro Militar, comemorado no dia 2 de julho. Na ocasião, ele foi agraciado com o Título Honorífico Amigo do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. A cerimônia de entrega da comenda foi realizada na sede do Quartel do Comando-Geral da Corporação, em Palmas, com a presença de representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, órgãos de controle social, como o Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública e Ministério Público; e forças de segurança, como a Polícia Militar do Tocantins.

O governador destacou a felicidade pelo reconhecimento das ações que visam melhorar as condições de trabalho no Corpo de Bombeiros, e também por colocar as medalhas nos integrantes da corporação. “Estou feliz em receber essa honraria e, principalmente, em poder homenagear cada um desses bombeiros. São heróis que vivem para proteger a população, seja nas ruas, na água ou em qualquer lugar. Eles sempre estão prontos para nos atender e, muitas vezes, colocam a própria vida em risco para salvar as pessoas”, salientou.

 

***

Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins