Carlesse ressalta que o desenvolvimento dos municípios passa pela regularização fundiária

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou da entrega de títulos do programa Mateiros Legalizado, de regularização fundiária no município de Mateiros, na região de Jalapão. Ao lado do prefeito João Martins Neto; do presidente do Legislativo, deputado Antônio Andrade; e o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembarque Helvécio de Brito Maia Neto, ou o governador entregou alguns dos cerca de 800 títulos que regularizam lotes e chácaras do núcleo urbano do município. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 18, na Escola Municipal Professora Enestina Vieira Soares.

Além da regularização fundiária, foi realizada ainda a entrega do título de Cidadão Mateirense ao governador Mauro Carlesse e outras 11 personalidades que, de alguma forma, contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Mateiros. De forma conjunta, também ocorreu o programa Justiça Cidadã, do TJTO e a inauguração da creche Centro Municipal de Educação Infantil Começo de Vida.

O governador Mauro Carlesse ressaltou a importância da regularização fundiária para o cidadão e para o desenvolvimento do Estado, gerando renda e prosperidade. “Este estado mudou seguindo o caminho da prosperidade. Neste governo, quem deve ser cidadão beneficiado. Tudo o que o povo quer é ter seu título de propriedade. A partir daí, ele definirá muita coisa na sua vida. Fico muito feliz de estar aqui junto ao Prefeito e a todos os líderes, para mostrar o que é necessário fazer. Como as autoridades do nosso Estado estão entregando os títulos que são possíveis e fazendo isso legalmente “, declarado ou Governador, enfatizando que” a partir daí, Como as coisas vão acontecer, a Virão empresas instala e gera renda e emprego.

De acordo com o prefeito João Martins, o programa Mateiros Legalizado vem sendo executado há cerca de dois anos e busca de segurança jurídica aos cidadãos que ainda não possuem a escritura de seus lotes. “Mateiros concentram 80% dos atrativos de Jalapão. Com essa regularização, como pessoas que podem investir em pousadas e restaurantes, ou que não conseguem antes de não ter como provar que eram donos de terreno. Venha fazer esse estudo há dois anos e agora é uma honra promover essa regularização “, afirmou.

Agora, não há nenhum lote legítimo onde sua casa foi construída, Senhorinha Carvalho Cirqueira conta que realizou um sonho ao pegar seu título de regularização. “Com esse documento, alguém pode ter muitos benefícios. Temos a certeza de que nossos terrenos são nossos mesmos. É a realização de um sonho para todos nós”, afirmou emocionada.

O advogado e proprietário de uma pousada, Mauro Lemes, enfatizou que pode, agora, melhorar seu negócio. “Esses títulos vão melhorar muito a vida dos empresários. Vamos poder fazer financiamentos e melhorar nossa infraestrutura, economizando assim mais turistas”.

-- Publicidade --

Cidadão Mateirense

Junto com outras 11 personalidades tocantinenses, que colaborou e colaborou para o desenvolvimento de Mateiros, o governador Mauro Carlesse recebeu o título de Cidadão Mateirense, indicado pelo verificador Manoel Rabelo Tavares Filho. “Eu já me senti companheiro. É um local que eu venho com minha família. Uma cidade que eu gosto demais e agora estou muito mais feliz porque sou cidadão de Mateiros”, revelou.

Presenças

Participou também do evento, o deputado estadual Waldemar Júnior; o procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior; uma subdefensora pública-geral, Estellamaris Postal; o secretário-executivo da Governadoria, Divino Allan Siqueira; vereadores e prefeitos, entre outras autoridades.

 

___

(Carlos Eller / Governo do Tocantins)