Educação avança e prioriza qualificação profissional de servidores e estudantes da Rede Estadual

A oferta de um ensino de qualidade passa pela capacitação dos profissionais da Educação. Ciente disso, o Governo do Estado investiu, ao longo de 2018, na formação continuada dos servidores das escolas estaduais, das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Educadores das redes municipais também foram contemplados com diversas ações formativas.

Governador Mauro Carlesse durante assinatura de convênio do Selo Unicef

“Temos trabalhado cada vez mais por meio de parcerias, focando a formação inicial e continuada dos docentes e demais servidores da educação estadual. Acreditamos na importância da disseminação do conhecimento e por isso nossas ações buscam oferecer apoio para a capacitação dos educadores das redes municipais. Essas iniciativas fortalecem a educação básica como um todo e caminham pra atingirmos o objetivo principal que é o ensino de qualidade para todos”, enfatizou a secretária da Seduc, Adriana Aguiar.

Em 2018, pela primeira vez, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais foram contemplados com a Formação de Gestão para a Aprendizagem, realizada pelo Governo do Estado em parceria com Banco Mundial e a Fundação Lemann. Mais de 530 servidores de todo o Tocantins foram beneficiados.

Os educadores que atuam em escolas do campo, nas turmas multisseriadas e em escolas de comunidades quilombolas, também passaram por formação continuada em 2018. A ação recebeu R$ 62 mil em investimentos. As capacitações foram destinadas também aos profissionais das unidades indígenas.

Outra ação relevante foi a realização Programa de Tutoria Pedagógica, desenvolvido pela Seduc, em parceria com a Fundação Itaú Social, e que atendeu técnicos da Pasta e das Regionais de Miracema, Palmas, Paraíso e Porto Nacional. Ainda em 2018, foi ofertada a complementação de estudos de pós-graduação latu sensu em Gestão Educacional aos servidores da educação que concluíram o Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão).

Os servidores das escolas estaduais e municipais que concluíram o Progestão tiveram ainda a oportunidade de ingressar no curso de pós-graduação em Gestão Educacional. A especialização será ofertada,em 2019, pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em parceria com a Seduc. Foram disponibilizadas 540 vagas para todo o Estado.

Pnaic

O Governo promoveu ainda formação para cerca de 10 mil profissionais da educação estadual e municipal dos 139 municípios tocantinenses que atuam no Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Foi realizada também formação para 270 técnicos que atuam pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), nas redes estadual e municipal dos 139 municípios.

Ao longo do ano, foram capacitados 5.544 servidores da rede estadual e municipal em 62 municípios tocantinenses, por meio do programa Formação Pela Escola. Também passaram por aperfeiçoamento, 2.843 profissionais que atuam no Circuito Campeão e 220 profissionais que atuam nos Programas de Correção de Fluxo (Se Liga e Acelera Brasil).

-- Publicidade --

Parcerias

Para garantir a efetivação das ações e buscar novos recursos para a educação, o esporte e a juventude,o Governo do Estado buscou e concretizou importantes parcerias, como o Banco Mundial, o Itaú Social e o Banco Nacional do Desenvolvimento Sustentável (BNDES), bem como as universidades públicas e privadas do Tocantins.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também atuou juntamente com a Seduc em ações de incentivo ao empreendedorismo jovem, que beneficiou, este ano, cerca de 10 mil estudantes nas 13 Diretorias Regionais de Educação.

Unicef

Em 2018, o Governo do Tocantins aderiu ao programa Busca Ativa Escolar, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e intensificou as ações em apoio ao Selo Unicef Município Aprovado. O selo é um compromisso assumido por 87 gestores municipais para desenvolver ações estratégicas para promover os direitos das crianças e adolescentes.

O Busca Ativa foi concebido para apoiar os governos na identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A iniciativa tem como articuladora estadual a titular da Seduc, Adriana Aguiar, e reúne representantes da Educação, Saúde e Assistência Social.

Estado e Unicef ofertaram capacitação para os técnicos das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) que já atuam no apoio aos programas “Esta foi uma solicitação inédita nos estados. Acreditamos que os resultados no Tocantins serão bastante positivos e queremos levar para outras unidades da federação o exemplo da articulação e mobilização daqui”, frisou a chefe do Unicef na região Amazônica, Anyoli Sanabria.

Pronatec

Este ano, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Governo do Estado atendeu também 1.400 alunos em 15 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). A oferta de cursos em diversas áreas visa impulsionar o desenvolvimento regional com vistas à organização de novos arranjos produtivos locais. Cerca de 250 pessoas privadas de liberdade também foram contempladas pelos cursos FIC.

Os cursos presenciais beneficiaram mais de 500 estudantes em 15 municípios. Foram realizados ainda três processos seletivos para recrutar profissionais para atuarem em diversas funções do programa. O público-alvo do Pronatec é formado por estudantes do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trabalhadores e beneficiários dos programas de transferência de renda.