Governador Carlesse recebe estudos sobre cadeias produtivas e defende industrialização

O governador Mauro Carlesse prestigiou a 4ª edição do Encontro Estadual da Indústria, realizado na noite dessa quinta-feira, 22, no Tuagê Eventos, em Palmas. O evento, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), foi voltado para empresários da indústria e autoridades governamentais. O objetivo do evento foi discutir os destinos e principais diretrizes inspiradoras das políticas nacionais de desenvolvimento da indústria. O ponto alto do evento foi a palestra sobre Economia e Política no Brasil com um Novo Governo, proferida pelo jornalista William Waack.

-- Publicidade --

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Fieto, Roberto Pires, que na oportunidade entregou ao governador Mauro Carlesse o Estudo das Cadeias Produtivas de Lácteos, Avicultura e Suinocultura do Tocantins. Com mais essa entrega, já são oito pesquisas sobre as áreas com maior potencial de desenvolvimento no Estado. Os outros estudos avaliaram as cadeias produtivas do arroz; soja e milho; silvicultura; piscicultura e carne bovina.

Roberto Pires falou sobre o momento de dificuldades enfrentado pelo setor industrial no País e que no Tocantins não é diferente. Mas segundo disse, com austeridade e responsabilidades é possível retomar o caminho do crescimento. Ele disse que a expectativa é grande em torno da gestão de Mauro Carlesse, um empresário, segundo ele, bem sucedido e conhecedor das dificuldades enfrentadas pelo setor. “Confiamos na capacidade e na determinação do governador em colocar em prática as medidas necessárias para colocar o Estado no caminho do desenvolvimento. Esperamos que esses estudos sejam bastante úteis para o governo”.

De acordo com o governador, esses documentos, elaborados pela Fieto em parceria com o Governo Estado, certamente serão importantes ferramentas para ajudar a alavancar o desenvolvimento do Estado.” Ficamos muito felizes ao receber esses documentos. Vamos estudá-los e colocá-los em prática o mais rápido possível para fomentar o desenvolvimento do Tocantins e é uma satisfação muito grande ter a Fieto como parceira”, afirmou, ressaltando os esforços da gestão para enquadrar o Estado da Lei de Responsabilidades Fiscal e retomar o crescimento”.

Palestra

William Waack fez um retrospecto da crise econômica, segundo ele, provocada pela irresponsabilidade fiscal, a exemplo do que já ocorreu com outros países que já passaram por situação semelhante. Ele explicou que muitos países resolveram seus problemas por meio político, mas o nosso sistema político também faliu, o que gerou crise de representatividade no País. “sustentando ainda, que a única saída para o Brasil deixar a crise é por meio da política, com a participação de toda a sociedade”. Ressaltou.