Mauro Carlesse debate projetos na área cultural com representantes do segmento

Representantes do segmento da cultura estiveram nesta quinta-feira, 22, no Palácio Araguaia, para debater com o Governador Mauro Carlesse projetos voltados para a área no Tocantins. Na ocasião, a deputada federal professora Dorinha Seabra, o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, o diretor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Bruno Barreto, o conselheiro no Tocantins da Ordem de Músicos do Brasil (OMB), Jeremias Moreira, e o músico Gustavo Barcelos Modesto também participaram da reunião.

-- Publicidade --

O diretor de Extensão e Cultura da UFT, Bruno Barreto, apresentou ao Governador Carlesse projetos na área cultural que podem ser desenvolvidos pelo Estado. Ele também entregou uma carta a Carlesse com propostas para o segmento. “Explanamos aquilo que acreditamos que o Governo tenha condições de proporcionar e apoiar. São projetos que contemplam os museus, o teatro, a música, o artesanato, o balé, entre outras partes da cultura. Sentimos uma boa recepção do Governador com as demandas que trouxemos”, disse.

O secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, destacou que a reunião ocorreu no momento certo, já que o Estado está promovendo uma reestruturação administrativa e que, a partir das demandas apresentas, pode-se pensar em um novo desenho para a área cultural do Tocantins. “Vamos nos reunir amanhã [sexta-feira,23] e discutir em qual local dentro da estrutura do Governo que a área cultural consiga ter um maior protagonismo”, garantiu.

A deputada professora Dorinha Seabra destacou seu papel como mediadora entre os representantes e o Governo do Estado e propôs uma maior união entre a área da Cultura e da Educação. “Trouxe esses profissionais aqui para que eles pudessem ter esse primeiro contato com o Governador e, a partir disso, estabelecer laços para que projetos possam voltar a ser desenvolvidos no Estado. Uma das formas que podemos conseguir isso é por meio das escolas”, sugeriu.

O Governador Mauro Carlesse prometeu analisar o fortalecimento da área da cultura durante sua gestão e garantiu que o Estado está de portas abertas para apoiar projetos que sejam viáveis e que possam beneficiar principalmente o público infanto-juvenil. “Queremos reativar o programa Pioneiros Mirins, mas reformulado e com apoio da iniciativa privada. Para isso precisamos ter profissionais que possam nos auxiliem para trabalhar com essas crianças a parte cultural. Além disso, podemos explorar melhor nossos espaços públicos e, principalmente, ter um local onde os profissionais da cultura tenham acesso a editais, possam se reunir, desenvolver projetos e apoio para buscar parcerias”, concluiu.

Agenda Embrapa

Após a reunião com representantes da área da Cultura, o Governador Mauro Carlesse recebeu representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Tocantins. O encontro foi uma visita de cortesia com a finalidade de fortalecer laços entre a instituição e o Governo do Estado, além de convidar o Governador para conhecer os projetos e a sede da Embrapa na região norte da Capital.

Participaram da reunião o chefe Geral da Embrapa, Alexandre Freitas, o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Eric Arthur, o chefe Adjunto de Administração Rogério Almirão, além da deputada federal professora Dorinha e do secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal.