Militares do STAF do governador agora terão de fazer teste de aptidão física duas vezes ao ano

O secretário-chefe da Casa Militar, Tenente Coronel Júlio Manoel da Silva Neto, determinou por meio do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 11, que os militares que desenvolvem suas atividades na Casa Militar devem buscar o aprimoramento físico realizando, semestralmente, o Teste de Aptidão Física (TAF).

O TAF é obrigatório e deverá ser realizado em abril e novembro.

O Tenente-Coronel Silva Neto explicou que TAF irá medir as condições físicas dos policiais. “O objetivo é mensurar as condições físicas dos nossos policiais e bombeiros militares, bem como, também incentivar a prática da atividade física”, afirmou.

Silva Neto também reforçou que com o teste, as condições físicas dos agentes serão niveladas. “Com isso, vamos executar nossas missões com bastante êxito, já que nossa atividade como militares exige muito do aprimoramento físico”, destacou o secretário-chefe.

-- Publicidade --

Podem ser dispensados do teste apenas militares matriculados em cursos de formação, habilitação, aperfeiçoamento inerente à carreira, de licença superior a 30 dias. Os militares com restrições de saúde realizarão as provas em conformidade com suas restrições individuais ou dispensados se contraindicados pela Junta Militar Central de Saúde.

Já os militares em período de férias ou afastado das atividades com justificativa deverão realizar a prova em outra data, ainda no semestre equivalente.

Gestantes só poderão participar do TAF se estiverem aptas na inspeção de saúde institucional e mediante laudo médico autorizando a participação da militar.

Aos servidores civis da Casa Militar, foi facultada a participação nos testes.