Eduardo Gomes debate demandas dos segmentos com agentes culturais e jornalistas

As principais demandas do setor cultural no estado foram debatidas em reunião  realizada na noite de segunda-feira, 17, em Palmas, entre o candidato da coligação Governo de Atitude ao Senado Eduardo Gomes (SD) e agentes culturais.

Jornalistas convidados tiveram oportunidade de apresentar algumas demandas da categoria, que deverão ser entregues oficialmente ao candidato pelo Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor-TO) em ocasião oportuna.

Eduardo mostrou aos presentes algumas conquistas quando exerceu o mandato de deputado federal, como a lei José Gomes Sobrinho, que torna obrigatória o ensino de cultura regional em todas as escolas do Brasil, e a lei do direito autoral.

Ele se comprometeu atuar para colocar em prática  a lei do sistema  estadual de cultura, com o fundo estadual de cultura sendo aplicado especificamente na área, e a reativação de órgão para gerir as políticas culturais no Tocantins, com o consequente retorno do estado ao sistema nacional de cultura.

-- Publicidade --

Eduardo Gomes disse também que vai destinar anualmente recursos de emenda parlamentar para ser aplicada na cultura do estado e trabalhar para que a bancada federal faça o mesmo.

A ex-presidente da Fundação Cultural do Estado, Meire Maria, disse que o sistema de cultura do Tocantins foi destruído literalmente e restou somente o trabalho individual de cada artista, sem apoio do poder público.

Ao final da reunião ficou decidido que a categoria se reunirá o mais rapidamente possível para redigir um documento com as demandas do segmento, que será apresentado ao candidato, para que o mesmo assuma o compromisso de defender as bandeiras da cultura.