Em Dianópolis Vicentinho reúne o Sudeste num conceito inédito para a política tocantinense

A noite desta sexta-feira, 14, em Dianópolis pode ter dado o tom do que acontecerá no próximo dia 7 de outubro. Em uma reunião com cerca de 300 líderes entre prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, presidentes de associações de todo o sudeste e comunidade de Dianópolis, o senador e candidato à reeleição Vicentinho Alves (PR) conseguiu repetir o que vem acontecendo em sua campanha em todo o estado: Unir em torno da sua candidatura líderes das mais diversas correntes políticas.

Mas a reunião pode ter revelado muito mais do que discursos de apoio. A união de diferentes correntes ideológicas demonstra que o sudeste deu o seu grito de socorro nesta eleição, candidaturas proporcionais à Assembleia foram amplamente defendidas, desde que representantes da região tenham assento no parlamento tocantinense, mas inda vai além, um novo cenário para as eleições municipais de 2020 começou a ser desenhado com a união de antigos rivais em defesa da região, pode-se dizer que esta atitude dará mais valor em amplos sentidos ao reconhecimento do potencial de uma região, historicamente pouco lembrada pelos governantes.

Os discursos dos prefeitos de Aurora, Taguatinga, Combinado, Novo Alegre, Rio da Conceição, Porto Alegre e Chapada de Natividade reforçam o que escrevi logo a cima.

Miranda, prefeito de Taguatinga lembrou que Vicentinho lutou por uma das maiores obras em execução no estado, a BR 242, que trará inúmeros benefícios para as pequenas cidades do sudeste.

O prefeito Delfim, de Combinado, destacou que o senador é quem tem olhado com mais atenção para os prefeitos do interior e que são suas ações no Congresso que tem amenizado as demandas de cada cidade da região.

Foi um encontro de grandes discursos, mais parecia uma audiência pública que interessava a todos, os presentes permaneceram no local até o último minuto, coisa rara de se ver em tempos onde a política anda tão depreciada entre os eleitores.

Hercy Filho, o conciliador que “supera divergências por devoção ao sudeste”

Ex-prefeito de Dianópolis, homem articulado na política e brilhante orador, frise-se, Hercy Filho demonstrou equilíbrio político, primeiro, pelo fato já conhecido por todos onde em pronunciamento histórico para Dianópolis, anunciou unir forças nesta eleição com José Salomão (PT), candidato a deputado estadual e antigo rival político. Em entrevista ao portal Tocantins Agora que será veiculada ainda neste final de semana, Hercy confidenciou as seguintes palavras: “Eu tive divergências pontuais, no sentido ideológico com José Salomão, mas nunca discordamos que, nós dois, temos profundo amor e devoção à Dianópolis e ao sudeste, não podemos fazer as nossas forças diminuírem, se elas podem ser somadas”. Disse.

A presença de Hercy Filho no evento também demonstrou muito mais que seu apoio ao senador Vicentinho, ele esteve no evento representando José Salomão. A leitura nas entrelinhas do que pude assistir, é simples, este filho de Dianópolis tem a atenção e o pé do ouvido de um dos mais importantes senadores que o Tocantins já teve, digo isso sem nenhuma intenção de “rasgar seda” para Vicentinho, mas, ter um tocantinense no senado que é líder nacional do seu partido por 5 anos consecutivos, que tem um grande trânsito, tanto no Congresso como nos Ministérios, me liberam com louvor para fazer esta afirmação, e, ter um dianopolino ao pé de seu ouvido, é autoexplicativo para demonstrar, senão a força que Hercy conquistou ao longo do tempo, ao menos demonstra que o sudeste ganha muito com isso.

-- Publicidade --

Vicentinho Alves, o senador “curraleiro” do Tocantins que não se perdeu em Brasília

Ficha limpa é sem dúvida o argumento mais usado nestas eleições, Vicentinho disse algo interessante em sua fala nesta reunião: “Nós temos em nossa volta pessoas que são muito boas em oratória, mas, muito mais importante que isso, nós temos aqui pessoas que são excelentes em suas atitudes, na minha vida pública sempre prezei para que, minhas palavras tivessem sempre o mesmo tom das minhas atitudes”. Pode soar filosófico, mas naquele galpão, se alguém estava com dúvida para apoiar Vicentinho, decidiu-se neste momento. Orador também brilhante, mas humilde na fala, o senador foi eloquente para pedir o voto, justificando seu trabalho para o sudeste, lá atrás, ainda como deputado estadual.

Vicentinho é mesmo um curraleiro que surpreenderá nesta eleição, digo isso sem medo do que demonstrará as urnas no próximo mês. É um estrategista de primeira ordem. Trabalho não falta para chegar ao cidadão do interior e dizer por que merece o seu voto. Para onde apontar, em qualquer canto deste estado, poderá mostrar algum resultado da sua vida pública. Trajetória isenta de acordos nebulosos, é bom lembrar.

Vários vereadores de Dianópolis estiveram no evento, representantes de todo o sudeste. Foi surpreendente (e raro) ver tantos líderes divergentes, convergindo não apenas por Vicentinho, a candidatura à reeleição do senador, inaugurou algo inédito no Tocantins, representa agora um projeto que superou o ego político e une diferentes correntes ideológicas buscando o mesmo objetivo; apagar da história do nosso tão novo estado, a triste pecha que o caracteriza como corredor da miséria.

Entrevistamos diversos líderes no evento e levaremos ao ar ainda neste final de semana cada reportagem com os presentes.

Estas são as minhas considerações do que pude ver nas entrelinhas do inédito encontro que o senador Vicentinho fez em Dianópolis e que se repete por todo o Tocantins.

“O curraleiro vai abrindo estradas que outros políticos da terra jamais conseguiram trilhar”.

 

Haja o que houver,

Stephson Kim – Editor