EXCLUSIVO: Caminhão que matou criança de oito anos em Porto Nacional pertence à Dep. Janad Valcari. Mas não é só isso

O caminhão envolvido na tragédia revela uma história sobre os “tentáculos Valcarianos” na cidade de Porto Nacional.

Uma menina de 8 anos morreu após um caminhão bater em uma moto no setor Vila Nova, em Porto Nacional. O acidente aconteceu nesta segunda-feira (16).

O Caminhão de placa: MVS6J09 pertence à empresa FREITAS & VALCARI LTDA, que tem sede em Palmas na ARSE 112 (antiga 1106 sul) e tem o seguinte nome fantasia: Colégio Criativo Palmas (instituição de ensino infantil).

 

 

A empresa, de acordo com informações oficiais da Receita Federal, tem como dona e administradora a professora e deputada estadual Janad Valcari (PL). Veja abaixo os dados do veículo e da empresa da deputada:

 

O CAMINHÃO QUE CONTA UMA HISTÓRIA

 

Esta semana terminará com uma bomba que explode no colo da deputada estadual Janad Valcari, pré-candidata à Prefeitura de Palmas.

Assim que o portal Tocantins Agora, começou a cobrir a pauta do acidente em Porto Nacional, descobriu algo que vai além da tragédia.

-- Publicidade --

Passamos a nos perguntar na redação: o que o caminhão de uma escola infantil de Palmas fazia na cidade de Porto Nacional? O que transportava o caminhão baú e para onde iria?

Ainda no local do acidente, as rodas de conversas da cidade não comentavam outra coisa: além do caminhão pertencer à deputada, ele estava transportando estrutura para realização de eventos culturais, ramo de atividade desempenhada pelo empresário Odirley Valcari. Aqui, faz-se necessário informar que o referido empresário está sendo investigado, na Operação Pisadinha, pela prática de superfaturamentos e fraudes em licitações públicas exatamente na cidade de Porto Nacional (dentre outros municípios) e exatamente neste ramo de atuação: o fornecimento de estrutura para eventos “culturais” custeados por dinheiro público. Faz-se necessário lembrar ainda, que durante as investigações da Operação Pisadinha em 2021, a polícia bateu na porta da casa de Valcari para obter informações. Naquela ocasião, a então vereadora, Janad informou que não tinha esclarecimentos a prestar já que não era investigada e que havia se divorciado. Portanto, Odirley Valcari tratava-se de seu ex-marido, a quem ela não tinha “nem acesso e nem contato”. Fica a pergunta: Se os dois estão separados desde 2021 e a hoje deputada não sabe informações sobre as atividades do seu suposto “ex” marido, por que o caminhão de Janad foi pego carregando estrutura para realização de eventos, em Porto Nacional, na última segunda-feira? Meras coincidências?

Polícia Civil cumpriu 10 mandados de busca e apreensão durante a Operação Pisadinha em 2021.

 

TENTÁCULOS VALCARIANOS:

Para entender a atuação dos Valcari em Porto Nacional é preciso lembrar de como começou sua presença forte e marcante em diversos contratos da prefeitura da cidade;

Nas eleições de 2020, os Valcari atuaram expressivamente dando apoio político ao atual prefeito Ronivon Maciel (PSD), com forte presença do marido a época (hoje a deputada segue dizendo que é divorciada), Ordiley Kater Valcari. O apoio da família é sabido e narrado em Porto Nacional, tanto é, que Ronivon também apoiou veementemente a candidatura de Janad Valcari à deputada estadual, já em 2022. A troca de apoio político foi tão eficaz que Janad foi a mais votada na cidade, dentre os eleitos, para a surpresa dos portuenses, que viram os filhos da terra Valdemar Jr e Cleyton Cardoso serem batidos por alguém de fora.

Será que nem mesmo a Operação Pisadinha e o “divórcio” conseguiram frear a atuação conjunta do casal Valcari e a sua proximidade com os cofres públicos?

 

Casal Valcari no único registro que existe dos dois juntos após a Operação Pisadinha em 2021. A imagem foi feita este ano na Praça dos Girassóis durante a comemoração do aniversário do Tocantins

 

Acompanhe esta história, em breve, nos próximos capítulos.