REAÇÃO DOS MERCADOS: Ação da Eletrobras dispara com fala de ministro sobre privatização

O principal indicador da bolsa brasileira, a B3, opera em forte alta nesta quarta-feira (2), acima dos 90 mil pontos, com os investidores monitorando os primeiros passos do novo governo. O mercado também digere os dados da economia internacional, mas neste pregão colocou em segundo plano a preocupação com uma desaceleração global.

-- Publicidade --

Às 17h41, o Ibovespa subia 3,57%, a 91.023 pontos. Na máxima do dia até o momento, chegou a 91.478 pontos e superou o recorde intradia de 3 de dezembro (91.242 pontos).

Veja mais cotações

O patamar mais alto de pontuação de fechamento também foi alcançado 3 de dezembro (89.820 pontos).

Já o dólar fechou em queda de 1,69% nesta quarta, vendido a R$ 3,8087, também repercutindo as as notícias sobre o primeiro dia do governo de Jair Bolsonaro, que tomou posse no dia anterior.

Ao longo desta quarta, ocorre a transmissão de cargos para os novos ministros, entre eles Paulo Guedes, novo ministro da Economia. No discurso de posse, Guedes disse que a Previdência Social, as privatizações e a simplificação de tributos são os “pilares da nova gestão”.

“O mercado vai reagir pontualmente sempre que alguém (do novo governo) fizer declarações”, disse à Reuters o operador de câmbio da Necton Corretora, José Carlos Amado.

Eletrobras dispara

O bom desempenho da bolsa era ajudado pelos papéis da Eletrobras. Perto do mesmo horário, as ações da estatal subiam quase 20% papéis ordinárias e perto de 13% nas preferenciais, no primeiro pregão após vender sua distribuidora Ceal (AL), com o noticiário do dia trazendo que a Odebrecht pagará cerca de R$ 161,9 milhões à elétrica após acordo com autoridades relacionado a acusações investigadas na operação Lava Jato.

O mercado também repercute a fala do novo ministro de Minas e Energia, o almirante Bento Albuquerque Júnior, que disse nesta quarta que dará prosseguimento ao processo de capitalização da Eletrobras. O processo, iniciado durante o governo do ex-presidente Michel Temer, previa a privatização da estatal por meio da emissão de ações.

Perto do mesmo horário, a Petrobras tinha alta perto de 6% nas ações preferenciais e de mais de 5% nas ordinárias. As ações do Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil também tinham alta entre 4% e 6%, ajudando a puxar o Ibovespa para cima.

Cenário externo

No cenário internacional, os investidores reagem aos novos indicadores da economia chinesa que reforçam os sinais de desaceleração da economia global, destaca a Reuters. “Temores sobre uma desaceleração na China, em meio a tensões comerciais com os EUA, aumentaram nos últimos meses”, destacou à agência o analista Jasper Lawler, do London Capital Group.

A atividade industrial da China contraiu pela primeira vez em 19 meses em dezembro, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit, divulgada nesta quarta.

Último pregão

No último pregão de 2018, o Ibovespa subiu 2,84%, aos 87.887 pontos. No ano, acumulou alta de 15%.