Domingos Cirqueira, antes de ser vereador, um voluntário de Dianópolis; Parlamentar tem 5 frentes de ações pontuais e necessárias para a cidade

Domingos Silva Cirqueira é técnico de enfermagem e também possui curso superior em agronegócio, nas eleições de 2016 quando se candidatou pela primeira vez, com 505 votos (4,82%) foi o eleito mais votado para a Câmara de Vereadores.

Domingos foi eleito pelo Partido Socialista Brasileiro na base de Padre Gleybson de quem se afastou após o primeiro ano de mandato por divergências diante de algumas atitudes ou falta de ação da gestão. Cirqueira é um vereador independente, sua atuação no legislativo tem sido marcada pela defesa de Dianópolis independente de partido político, talvez por isso tenha conseguido circular com bom acesso à deputados estaduais, federais e nos gabinetes dos senadores tocantinenses. Neste ano ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT) onde irá disputar a reeleição defendendo José Salomão que é pré-candidato a prefeito.

Domingos Cirqueira não faz marketing sobre alguns projetos que desenvolve muito antes de ser vereador. Pode não fazer propaganda, mas as ações que silenciosamente realiza, são de uma importância única para o município, Domingos usa seus próprios recursos para colocar em prática 5 projetos fundamentais para Dianópolis, são eles;

1º PROJETO MELHOR EM CASA (Em plena atividade há mais de 10 anos)

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar. O projeto já atendeu mais de 850 famílias em Dianópolis e também faz empréstimos de aparelhos aos pacientes como medidor de pressão, glicemia, oxímetro e condensador de oxigênio. Todos estes materiais adquiridos com recursos próprios ao longo dos anos.

2º DIANÓPOLIS VERDE

Publicado por Domingos Cirqueira em Terça-feira, 28 de julho de 2020

Esta ação objetiva dar a Dianópolis espaços urbanos resilientes, autossuficientes e sustentáveis que buscam melhoria na qualidade de vida da população através do incentivo de arborização de ruas e avenidas. O projeto desenvolvido por Domingos Cirqueira tem estimulado o engajamento da população para atingir metas de arborização urbana. Mesmo fora dos limites da cidade, as árvores prestam serviços que vão da manutenção da água potável e proteção da biodiversidade ao sequestro de carbono. Dentro da zona urbana, há benefícios óbvios como o conforto térmico, a redução da poluição sonora e a melhora da qualidade de vida. Mas os desafios também são muitos, e é por isso que cada vez mais Cirqueira procura cidadãos parceiros no plantio e no cuidado de mudas de árvores.

3º – HORTA COMUNITÁRIA

As hortas comunitárias têm o papel de produzir alimentos através do trabalho voluntário da comunidade. Elas podem ser implementadas em áreas públicas dentro ou mesmo em pequenos espaços em casa. O incentivo da qualidade de vida passou a ser prioridade nos projetos que Domingos Cirqueira desenvolve em Dianópolis, com as hortas comunitárias a busca por hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, é mais um incentivo. A agricultura urbana promove a interação das pessoas com a natureza através de práticas que proporcionam benefícios físicos e mentais. Este projeto funciona há pouco mais de dois anos e atualmente está paralisado em virtude da pandemia, mas à distância, as orientações do plantio nunca pararam. A ação consiste na orientação técnica do manejo em casa, bom como na doação de esterco, sementes e mudas de hortaliças ou frutos.

4º PALESTRAS PREVENTIVAS

Esta ação já passou por todas as escolas de Dianópolis e algumas empresas. Esse eixo é trabalhado com promoção de oficinas, palestras, informação sobre programas e técnicas pedagógicas objetivando a formação popular em medidas de saúde sobre higiene, primeiros socorros, zoonoses, infestações, epidemias e endemias, verminoses além de orientações que abordam a sexualidade de forma saudável, segura. Assuntos como AIDS, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e questões gerais como métodos contraceptivos, são levantados, orientando principalmente os mais jovens para que tenham uma vida saudável e longa, além de também esclarecer dúvidas.

5º SAÚDE PREVENTIVA (Já realizou mais de 3 mil atendimentos em Dianópolis)

Aferição de pressão, glicemia, circunferência abdominal, IMC, frequência cardíaca e diversos outros serviços são prestados de forma gratuita, a iniciativa de Domingos Cirqueira também já contou com diversos voluntários e já passou por diversas empresas, instituições e colégios de Dianópolis.

Você provavelmente já deve ter ouvido aquele ditado popular que diz “é melhor prevenir do que remediar”, não é? Pois essa máxima nunca foi tão verdadeira quanto nos dias de hoje. No Brasil e no mundo, o investimento em saúde preventiva tem ganhado cada vez mais espaço no planejamento estratégico das de empresas e instituições públicas. A ideia central é substituir o modelo curativo, focado na doença, por uma abordagem voltada à manutenção da saúde e da qualidade de vida.

Pensando em ajudar a população a enxergar o potencial dessas ações, o projeto de Domingos Cirqueira já atendeu mais 3 mil pessoas. A ação teve de ser pausada desde o início da pandemia.

VOLUNTARIADO E BOA VONTADE

A maior parte destas ações são realizadas por Domingos Cirqueira, muito antes de se cogitar a ideia de ser vereador em Dianópolis, como ele mesmo diz, o cargo apenas melhorou algumas ações, que continuam a existir independente disso.

Domingos atua através de projetos com diversas frentes de trabalho para atender especificamente às demandas de cada parcela da população, não apenas por representá-la. Cirqueira compreende que ser parte e fazer parte da solução é mais simples do que se pode imaginar, basta ter boa vontade e disposição para contribuir com Dianópolis através da qualidade de vida de sua gente.

Confira abaixo a íntegra da entrevista com o vereador: