ELEIÇÕES 2020: Na contagem regressiva para filiações de pré-candidatos, Podemos de Dianópolis é o partido que mais cresceu com 178 novos filiados; Legenda deve lançar 13 candidaturas femininas

Partido é liderado em Dianópolis pelo vereador Júnior Trindade com apoio e carta branca do presidente estadual, prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas e do deputado federal Tiago Dimas.

Na contagem regressiva para que partidos filiem seus pré-candidatos nas eleições deste ano, as movimentações dos bastidores na última hora em busca de lideranças, chega à sua extrema ebulição.

PRAZOS MANTIDOS

Apesar do preocupante cenário criado pela pandemia de coronavírus, ministra Rosa Weber considera prematuro o debate sobre adiamento do pleito no atual momento, pontuando mais uma vez que a velocidade da evolução do quadro exige permanente reavaliação das providências. Portanto, o calendário está mantido. A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, ficou fixada de 5 de março a 3 de abril. Também em abril, no dia 4 – seis meses antes do pleito – esgota-se o prazo para que novas legendas sejam registradas na Justiça Eleitoral a tempo de lançarem candidatos próprios às eleições.

PODEMOS DE DIANÓPOLIS CRESCE SILENCIOSAMENTE

O portal Tocantins Agora, apurou que Júnior Trindade é o segundo vereador (com mandato em Dianópolis) a confirmar a troca de partido em tempo hábil dentro do calendário definido pelo TSE. Antes dele, um outro parlamentar do município já havia trocado o PSB pelo PT.

Presidido no Tocantins pelo prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas, o Podemos também conta com um parlamentar federal que tem fortalecido a legenda no interior. O deputado Tiago Dimas tem realizado com sucesso, articulações de peso que fazem do partido o “fiel da balança” em muitas cidades do interior.

A propósito, em Dianópolis isso também pode acontecer. Dirigente da legenda na cidade, Júnior Trindade se antecipou na temporada de articulações em busca de aliados/lideranças, incluindo uma maratona de encontros e visitas com potenciais pré-candidatos, a fim de montar chapa para vereador e quem sabe para prefeito (o partido pode, no frigir dos ovos, ser o fiel da balança numa chapa majoritária). Todo esse trabalho fez com que o Podemos se tornasse o partido que mais cresceu em Dianópolis nestes primeiros três meses de 2020. Um trabalho estratégico e silencioso que reunia até o fechamento desta matéria, cerca de 178 novos filiados, entre eles mais de 30 são potenciais pré-candidatos. O Podemos é também a única legenda com folga de candidaturas femininas, aliás, elas devem ser maioria na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal, segundo apurou nossa reportagem, o partido deve lançar 13 candidatas.

Um dos desafios deste ano, todos sabem, será a disputa para vereador, uma vez que se tornarão as primeiras sem coligação. Ou seja, os partidos estarão proibidos de formar aliança na eleição proporcional e terão que concorrer com chapas solitárias. A nova regra vai exigir alto potencial de voto dos candidatos a vereador, Júnior Trindade tem arregimentando nomes competitivos, mas que prefere não divulgar, pelo menos por enquanto.

-- Publicidade --

O portal Tocantins Agora, também apurou a desleal articulação por caciques de partidos que fazem de tudo para fracassar as filiações de outras legendas, recentemente um líder partidário divulgou seus novos filiados, não tardou para que chovessem propostas a estas lideranças para trocarem de legenda com promessas infindas e típicas do desespero que vai ficando mais nítido nestes dias em que o calendário eleitoral vai se afunilando.

No Sudeste base de Ronaldo Dimas se fortalece para as eleições de 2020

Por telefone a reportagem contatou o vereador Júnior Trindade, de acordo com o parlamentar, as decisões serão tomadas em conjunto por todos, e não de forma unilateral.  “Ronaldo Dimas deu carta branca, confia no grupo, bem como deu autonomia de decisão”. Afirmou Trindade ao ser perguntado como o partido deve seguir numa possível aliança majoritária.

“Montamos e continuaremos estruturando um grupo forte para as eleições municipais, mas já pensando nas eleições Estaduais, pois, a política é contínua, e temos que pensar no melhor para população”. Observou.

Ainda de acordo com Júnior Trindade, o grupo mantém o diálogo aberto com todos os líderes e pré-candidatos, inclusive os majoritários, mantendo o partido receptivo para novas adesões.

O novo grupo do Podemos de Dianópolis é composto, além do vereador Júnior, por Suplentes de vereadores, empresários do comércio local, funcionários públicos, líderes da zona rural, líderes da comunidade e fazendeiros da região.

___

Kim Nunes