Dona Romana, de Natividade, completa 80 anos

Nascida em 1941 e famosa em todo o Tocantins, dona Romana ficou conhecida no país após ser inspiração de uma personagem da novela da Rede Globo, “O outro lado do paraíso”, interpretado pela atriz Fernanda Montenegro.

Alguns a chamam de vidente, mas D. Romana é muito mais que isso, é uma líder espiritual tocantinense. Há mais de 30 anos “eles” mandaram ela largar tudo para seguir uma missão. É assim que ela sempre explica o que faz ao ser perguntada por visitantes, e sempre levantando as mãos aos céus.

Ela mora no sítio Jacuba, há 5 km do centro histórico de Natividade. O território sagrado tem vários mistérios.

No local, a orientação é entrar pela esquerda e sair pela direita. “O povo chama de labirinto”, diz.

As esculturas feitas de pedra canga foram erguidas por dona Romana. Há mais de 30 anos “eles” mandaram ela largar tudo para seguir em uma missão. Diz que “eles” são três curadores, mas não sabe dizer o que são: anjos, espíritos, vozes do além. “O Brasil em si é todo sagrado porque na Terra, o Brasil é a terra escolhida. Só que ele vai ficar muito maior”, afirma.

Nesta segunda-feira, 22, a líder espiritual que também já foi tema de documentário e exposição artística pela Universidade Federal do Tocantins completa 80 anos de vida.