I Mostra da ETSUS é resultado de investimentos constantes na capacitação dos profissionais de Saúde

Serão apresentados os trabalhos selecionados nas modalidades de apresentação oral e banners expositivos sobre Educação Permanente; Formação profissional e Educação Popular e Controle Social em Saúde

Com o objetivo de reconhecer as boas práticas dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, a Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS), realiza de 04 a 06, a I Mostra Estadual de Educação Permanente em Saúde com o tema, “Reconhecendo as práticas dos trabalhadores do SUS no Tocantins”. A solenidade de abertura aconteceu na quarta-feira, 04, às 19h, no auditório do Palácio Araguaia e, seguiu nesta quinta, 5, com as apresentações dos trabalhos, no Centro Universitário Católica do Tocantins.

A abertura da Mostra trouxe representatividade cultural tocantinense com a apresentação da companhia Balé Popular do Tocantins. Representando Dr. Edgar Tollini, secretário de Estado da Saúde, a Superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Andréia Claudino, destacou a importância da realização do evento. “Precisamos alinhar a educação permanente com boas capacitações, esta Mostra é um avanço para a Saúde Pública tocantinense”, ressaltou.

Fabíola Sandini, diretora da ETSUS, comemorou emocionada a realização do evento. “A equipe não mediu esforços para tornar esta noite realidade e superaram as nossas expectativas”, agradeceu. “Estamos aqui agora para podermos compartilhar nossos saberes e nossas experiências sob a ótica pedagógica e política da educação permanente em Saúde”.

Em mensagem reproduzida em vídeo, Tollini destacou a importância do evento para a Saúde Pública tocantinense. “A importância da capacitação e formação dos profissionais coaduna com o trabalho da gestão, juntamente com a troca de experiências exitosas, podemos chegar a uma melhor assistência em Saúde no nosso Estado”.

-- Publicidade --

Durante a Mostra serão apresentados os trabalhos selecionados nas modalidades de apresentação oral e banners expositivos, que foram escolhidos dentre os eixos temáticos: Educação Permanente em Saúde – movimentos de aprendizagem desenvolvidos por trabalhadores no ambiente laboral; Formação profissional em Saúde; Educação Popular e Controle Social em Saúde. No total foram selecionados para apresentação oral 14 trabalhos e 11 para exposição na modalidade banner.

A programação ainda conta com palestra sobre “Interprofissionalidade em Saúde e as Redes Colaborativas: conexões para a produção de saberes e práticas”, ministrada por Claudia Brandão Gonçalves Silva, membro da Secretaria Executiva da Rede Regional de Educação Interprofissional das Américas (REIP) e a “Educação a Distância como estratégia para a Educação Permanente em Saúde: possibilidades e desafios”, da professora Dra. Janete Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na sexta-feira, 06, o evento termina com uma mesa redonda com o Quadrilátero da Formação: “A Educação Permanente em Saúde como processo para a efetivação do quadrilátero da formação”, com representantes do Controle Social, Mário Benício dos Santos – Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO); representante do Serviço, Msc. Francisco Teixeira Neto – Enfermeiro da Secretaria Municipal de Brasilândia do Tocantins; representante de IES – Profª Msc Ana Edith Farias Lima – Universidade Federal do Tocantins (UFT); representante da Gestão Municipal– Roberto Sampaio, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-TO) e representante da Gestão Estadual, Andréia Claudina de Freitas Oliveira – Superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde (SGPES/SES-TO).

___

(Mylena Ribeiro/Governo do Tocantins)