Jornal Nacional passa vergonha histórica e publica tweet falso de General Heleno

O principal telejornal do país, transmitido pela maior emissora, acaba de passar uma de suas maiores vergonhas na história: noticiar um tweet de uma conta falsa do Ministro de Gabinete de Segurança Institucional General Augusto Heleno.

A lambança foi tanta que a Rede Globo pode ter causado até um incidente diplomático. William Bonner disse ao vivo: “O Ministro Augusto Heleno disse agora pouco numa rede social que o governo vai aguardar o desenrolar dos acontecimentos na Venezuela, repetiu que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva, mas caso haja qualquer agressão à soberania do país, iremos reagir baseados em preceitos constitucionas.”

Ainda ao vivo, Bonner disse que o Ministro esclareceu que não fez qualquer declaração naquele sentido e que se tratava de um perfil falso. O âncora do Jornal Nacional ainda pediu desculpas a ele e aos telespectadores.

Assista a gafe histórica;

-- Publicidade --

Se a Globo já não tinha moral de sair apontando dedo para supostas Fake News por aí, agora se humilhou sozinha perante o mundo. Um simples trabalho de conferir se um perfil pertence ou não a um Ministro de Estado não foi feito pelo maior telejornal do país. Justamente da mesma emissora que usou outras programas, como Fantástico e Profissão Repórter, para perseguir blogueiros de direita acusando-os de espalhar mentiras.

Lembramos de um caso específico: quando a Globo foi atrás de Luciano Ayan, do blog Ceticismo Político, acusando-o de espalhar Fake News. O blog acabou sendo excluído de redes sociais e desmonetizado, além da própria achincalhação feita.

No fim, o repórter não foi capaz de refutar Luciano e explicar qual mentira ele havia espalhado.