Período de festas juninas requer atenção com ornamentações próximas à rede elétrica

Em junho acontecem as tradicionais festas de São João por todo o Brasil, porém, devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social para conter o avanço da pandemia, o recomendado pelas autoridades é evitar comemorações e aglomerações. Mesmo assim, muitos fiéis buscam prestar homenagens a Santo Antônio, São João e São Pedro com ornamentações dos ambientes.

Pamonha, milho assado, paçoca, quadrilha, forró e barraca do beijo… para muita gente, junho é a melhor época do ano, mas, tanta coisa boa não é desculpa para o descuido, em especial com a energia elétrica. Por isso a Energisa Tocantins reforça as dicas de segurança para toda a população.

-- Publicidade --

“Aqueles que querem manter o clima junino, decorando a casa ou local de trabalho, devem ficar atentos às instalações elétricas para evitar riscos de acidentes. Não façam gambiarras, evitem o uso do “T” para ligar os diversos aparelhos em uma mesma tomada. Se for decorar a rua, coloque bandeirolas longe dos postes de energia e não amarre fios, cabos ou enfeites em fiações elétricas”, orienta o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Tocantins, Bruno Queiroz.

Bruno também alerta sobre soltar fogos de artifício e ascender fogueiras próximo às redes. “Ao atingir a rede elétrica, os fogos podem causar curto-circuito, provocando interrupção do fornecimento de energia e até acidentes mais sérios, por isso, a orientação é de realizar essas atividades o mais distante possível da rede de energia”, afirma.

Clique aqui e assista ao vídeo com mais orientações sobre segurança em festas juninas.