Pessoas privadas de liberdade se formam em curso de Restauração Automotiva na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota

Participaram do curso 10 custodiados das Unidades Penais de Araguaína, Guaraí, Palmas, Colmeia, Augustinópolis, Barrolândia e Paraíso do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, formou na última sexta-feira, 13, 10 presos no curso de Restauração Automotiva na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), por meio do Programa Novo Tempo. O curso foi executado pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, por meio da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, no formato Monitoria PPL, no qual uma pessoa privada de liberdade ensina as demais. O curso teve 200 horas/aula e garantiu direito à certificação e remição da pena pelo estudo para presos de Araguaína, Guaraí, Palmas, Colmeia, Augustinópolis, Barrolândia e Paraíso do Tocantins.

O chefe da UTPBG, Paulo Freitas, falou que os cursos têm mudado a dinâmica da Unidade. “Os cursos do Programa Novo Tempo melhoram a qualidade de vida do preso, pois além de garantir a remição da pena pelo estudo, também garantem o ensino não-formal e conhecimentos técnicos que lhes deixam mais esperançosos e confiantes para enfrentar o mercado de trabalho assim que saírem aqui. A atmosfera aqui da unidade mudou com a implantação desses projetos”, explicou.

A gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso da Seciju, Renata Duarte, ressaltou que a educação é um direito garantido na Lei de Execução Penal. “A realização deste curso mostra a responsabilidade da nossa gerência no atendimento à pessoa presa, na busca por parceiros e o alinhamento com a gestão e demais servidores da UTPBG, que com coragem aceitaram o desafio da execução deste curso”, afirma.

Solenidade

Formaram-se na primeira turma de Restauração Automotiva quatro presos da UTPBG em Araguaína, um da Unidade Penal (UP) de Guaraí, um da UP de Palmas, um da UP de Colméia, um da UP de Augustinópolis, um da UP de Barrolândia e um da UP de Paraíso do Tocantins. O custodiado selecionado para ser o Monitor PPL, ou seja, professor da turma, V.C.P., falou emocionado que estes foram um dos grandes momentos de sua história. “Olha, esse foi um momento que eu nunca vou esquecer na minha vida. Eu estou muito feliz de poder ter colaborado com todos os meus colegas”, garantiu.

-- Publicidade --

Durante a ocasião, o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes Alves, ressaltou que o Sistema Penal é feito de parcerias. “Quero agradecer a todos que estão comprometidos a nos ajudar nessa missão que nos foi designada pelo governador Mauro Carlesse, por meio do nosso secretário, Heber Fidelis, pois o Sispen/TO é feito a muitas mãos”, disse

Orleanes parabenizou os formandos e disse que eles serão multiplicadores de conhecimento. “Quero parabenizar aqui todos que estão se formando nesta primeira turma do curso de Restauração Automotiva, um curso de grande valor no mercado de trabalho. A partir de agora, nós contamos com vocês para abrir novas turmas aqui e em outras unidades”, concluiu.

O evento, que contou com a presença de gestores da Superintendência do Sistema Penal e das Unidades Penais de Barrolândia, Colmeia, Augustinópolis e Araguaína, recebeu também representantes de uma membra da Unesco, representantes da Polícia e Bombeiros Militares (PM/TO e CBM/TO), da empresa New Life, do Projeto Universal nos Presídios, de vereadores do município e também de membros da sociedade civil.

 

 

***

Marcos Miranda – Governo do Tocantins