Série resgate de lendas e histórias da região, é exibido neste domingo, 22 com apoio da Adetuc

Série será transmitida em oito episódios por meio do teatro de animação

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), será exibido neste domingo, 22, a partir das 17 horas, no canal do Youtube do Grupo Um Ponto Dois de Teatro, a estreia da série que conta a história, lendas e a cultura popular da região amazônica.

De autoria do grupo teatral Um Ponto Dois de Teatro, a série “Histórias Daqui” será transmitida em oito episódios por meio do teatro de animação.  Neste domingo, serão exibidos os três primeiros episódios e os demais serão veiculados, diariamente, ao longo da próxima semana.

A série é produzida e protagonizada pelo ator Carlos Gontijo, com a participação de convidados, e destaca a cultura popular brasileira com cenários inspirados nos programas infantis de contação de histórias da década de 90, mesclados com os elementos regionais. “Para compor o espetáculo, utilizamos diversas cores e materiais reciclados”, explica, enfatizando que a data de lançamento também foi especialmente escolhida, o dia que faz alusão ao Folclore Brasileiro. “Escolhemos essa data, no intuito de destacar a cultura popular brasileira e suas manifestações artísticas culturais”, complementa o artista.

A direção dos episódios é do ator Justino Vettore, com apoio da equipe da Fábrica Produções e do Ponto de Cultura do Grupo Um Ponto Dois. “Nosso país é repleto de histórias fantásticas, nossa cultura popular é rica em todos os sentidos e estamos muito felizes por contar essas histórias através do teatro de animação e outras técnicas na linguagem audiovisual, desejamos que elas cheguem ao maior número de pessoas possível, em especial às crianças”, ressalta Justino .

O figurino e os cenários são assinados pela artista Vivian Oliveira e a trilha sonora da série é cantada pelas crianças do Projeto Veredas, de Taquaruçu, acompanhadas por instrumentos musicais da Região Norte do país e produção musical de Diego Brito.

-- Publicidade --

Segundo o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a série é de grande valor para preservar a memória cultural. “O folclore brasileiro é rico e alimenta o imaginário por meio das histórias diversificadas, junção de etnias e culturas que são repassadas ao longo do tempo. Preservar essas memórias garante o fortalecimento da identidade cultural da população”, pontua o presidente.

Projeto

O projeto tem o patrocínio do Governo do Tocantins por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), via edital da Lei Aldir Blanc.

 

 

***

Wladimir Machado/Governo do Tocantins

 (crédito: Flaviana Ox/ Divulgação)