Abertura do ano letivo em Araguaína tem momento formativo com mais de mil professores

Mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Araguaína iniciam nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o ano letivo de 2023. Todas as 78 unidades de ensino, entre escolas e creches da cidade e zona rural foram preparadas para receber os estudantes.

“Estamos felizes por iniciar mais um ano escolar. Nossas escolas seguem oferecendo a melhor estrutura a nossas crianças, além dos melhores professores que continuam comprometidos e capacitados para levar um ensino de qualidade em nosso Município”, destacou a secretária Municipal da Educação, Elizângela Moura.

Professores capacitados

-- Publicidade --


A abertura do ano letivo foi nesta terça-feira, 31, quando a Secretaria da Educação de Araguaína promoveu um dia de formação com os mais de mil professores das escolas e creches.

Entre os assuntos da formação, os destaques foram para as palestras “Educação para a igualdade étnico-racial como instrumento de fortalecimento da democracia e para a transformação social” ministrada pela professora Gina Vieira, e “Gestão do tempo pedagógico” realizada pela especialista em recursos humanos Edilaine Garcia.

Educação para igualdade étnico-racial


Durante sua palestra, a professora de Brasília Gina Vieira abordou estratégias que contribuam para uma educação antirracista.

“Gosto muito de destacar que um ensino livre de preconceitos e atitudes racistas se faz nos 220 dias letivos do ano, não apenas em datas específicas. Araguaína está de parabéns por fomentar esses momentos de qualificação técnico-pedagógico que permite aos professores se preparem para os desafios que ainda existem em sala de aula quanto a igualdade racial”, destacou a professora.

Gestão do tempo pedagógico

A gestão do tempo em sala de aula também foi assunto abordado durante a formação. A especialista em RH Edilaine Garcia abordou a importância do planejamento para um melhor aproveitamento do tempo pedagógico.

“O planejamento é a espinha dorsal da gestão eficaz do tempo, por isso é importante que os professores não abram mão no dia a dia. Outro detalhe que considero importante é a prática do controle emocional quando mesmo planejando as coisas fogem do previsto”, pontuou Edilaine.
 
Mais Inclusão

Araguaína é uma das cidades do Tocantins que se destaca na educação inclusiva. Desde 2003, o Município desenvolve o Programa de Educação Inclusiva, por meio de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Educação. Em 2015, com a publicação do Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei Municipal 2957, a Educação Especial ganhou maior projeção e planejamento para ampliar a oferta de serviços.

De acordo com dados da secretaria da Educação da cidade, são 78 escolas e creches, sendo 30 delas referência no Ensino Especial no Tocantins. Mais de 40 professores são preparados continuamente para acolher e alfabetizar os 600 alunos, com algum tipo de deficiência, matriculados nas unidades de ensino de Araguaína.

O Município também oferece o transporte escolar acessível, com veículos adaptados, para atender os alunos com deficiência física, além de serem acompanhados de um monitor, além de muitos outros serviços.