Comunidade de Startup no Tocantins apresenta insatisfação com a FAPT, gerida por Márcio da Silveira

Segundo o Índice FIEC de Inovação dos Estados, por três anos consecutivos, o estado do Tocantins segue último lugar, como o estado que menos investiu em Inovação. Diante deste cenário, o Edital do Programa Centelha, é uma faísca de luz para o ecossistema de Startups Tocantinense, que almeja tanto por incentivos por parte da iniciativa pública estadual, inerte por muito tempo. Promessa desde 2019, o lançamento do Programa Centelha chegou a ser divulgado na Agrotins 2022, o que não ocorreu.

Após seis meses de várias justificativas por parte do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT) Márcio da Silveira, enfim o edital foi lançado em uma reunião no Palácio Araguaia, no dia 07 de dezembro de 2022 junto à comunidade acadêmica de inovação e empreendedores do estado.

No primeiro cronograma (Edital nº 001/2022), o prazo para apresentação dos projetos era até 23 de janeiro de 2023, segunda fase iniciando em 23 de março de 2023, terceira fase em 23 de maio e a fase final com divulgação no dia 24 de julho de 2023. Prazos estes que não foram cumpridos, prorrogando para até 10 de março a apresentação dos projetos, ou seja, mais 46 dias.

Na segunda prorrogação, estendeu-se o prazo até 13 de abril, ou seja, mais 34 dias.

Após todo o tempo relatado, finalmente o edital deu seus primeiros passos e os projetos foram avaliados para a primeira fase, onde os selecionados tinham até o dia 03 de junho para apresentar mais informações e assim seguir para a segunda fase.

-- Publicidade --

Infelizmente a FAPT, sem apresentar justificativa adiou novamente o prazo para mais 14 dias, incitando o sentimento de desconsideração com a comunidade de empreendedores e empreendedoras do Tocantins que esperam ansiosamente depois de 80 dias de prorrogações e que cumprem as datas previamente definidas no edital.

Startups possuem um ritmo muito acelerado, comparado aos modelos de negócios tradicionais. Em um final de semana um negócio pode nascer e mesmo morrer. Em editais similares de inovação para fomento de startups há casos de prorrogações, mas não temos referência de tamanho período de dilatação como visto aqui.

Portanto, pedimos por meio desta nota, o cancelamento desta última prorrogação e o fiel cumprimento do edital em seu cronograma previamente estabelecido.

Demonstrando respeito com aqueles que realmente estão comprometidos com seus projetos, madrugam e ou ficam noites em claro e investem todas suas economias na realização de seus sonhos. Que podem repercutir em um CNPJ de sucesso, gerar muitos empregos e muito orgulho para todo Tocantins.

 

Bruno Vieira de Melo Aguiar – Líder da Comunidade Startup Tocantins

Gustavo Braz Carneiro – Líder de Comunidade InovAtiva TO