Siqueira Campos recebe live em sua homenagem no aniversário de 93 anos

Durante o evento online será lançado o documentário “Exposição Itinerante”, ocorrida no ano passado, no Palacinho, em Palmas, e ainda o lançamento do site www.museupalacinho.com

O suplente de senador e ex-governador do Estado Siqueira Campos (DEM) terá uma live em sua homenagem neste domingo, 1°, dia que o político, que também foi um dos responsáveis pela criação do Tocantins, completará 93 anos. A transmissão será, a partir das 10 horas, através do canal Siqueira Campos, no Youtube.

Segundo uma das organizadoras do evento online, a publicitária Zelma Coelho, na ocasião será lançado  o livro “Um Estadista – Do Setentrião Goiano ao Tocantins”, de autoria do Senador Eduardo  Gomes e José Wagner Praxedes.

Durante a live também será lançado o documentário “Exposição Itinerante”, ocorrida no ano passado, no Palacinho, em Palmas, e ainda o lançamento do site www.museupalacinho.com. “O Palacinho foi a sede do primeiro governo e virou museu. Por isso achamos importante fazer essa referência. Essa live também é uma forma de homenagear quem lutou tanto pela criação, construção e consolidação do Tocantins, e que ainda está vivo e lúcido. Então ele merece nossa gratidão e deferência”, completa Zelma. Conforme a organizadora, Siqueira passará o aniversário, como em anos anteriores, em Arraias, 413 km distante de Palmas. A cidade também faz aniversário no próximo domingo e completará 282 anos de criação.

Luta

“Siqueira Campos mercê todas as homenagens possíveis por sua luta na criação e consolidação do Estado. Grandes atores passaram por essa luta, mas o Siqueira quando entrou lutou veemente até conseguir êxito. Então hoje já temos noção do que é conseguir aprovar um projeto no Congresso Nacional e ele conseguiu isso na época por unanimidade. Ele não dormia e ficava lutando até que o sonho fosse concretizado”, aposta o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes. O conselheiro foi um dos mentores para a realização da exposição no Palacinho, que retrata a história e criação do Tocantins.

O senador Eduardo Gomes, que também é responsável pela homenagem, destaca que a principal intenção do evento é o reconhecimento por tudo que o político representa no Estado. “Ele teve uma vida inteira dedicada ao Tocantins. Ele realizou um sonho de acompanhar a criação do Estado e por isso é um brasileiro raro e uma das pessoas mais importantes do século passado. Além do mais é um privilégio comemorar isso em vida”, diz.

Gomes completa que a homenagem é um momento também para que os tocantinenses que reconhecem esse papel deixarem seu recado na live. “Há 50 anos, Siqueira descobriu que era possível sonhar e realizar. Siqueira Campos é digno de reconhecimento, porque ele colocou uma estrela na bandeira do Brasil. Essa homenagem não tem conotação partidária, porém, é um momento para homenagear o espirito tocantinense que lutou por um lugar melhor para vivermos”.

-- Publicidade --

Siqueira Campos

José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato no Ceará, em 1928, filho de Pacífico Siqueira Campos, que tinha a profissão de seleiro e sapateiro e de Regina Siqueira Campos. Siqueira Campos foi o primeiro governador do Tocantins, além de importante personagem na criação do mais novo estado da Federação Brasileira. O político assumiu a vaga no ano de 1989 como primeiro governador.

Foi eleito quatro vezes deputado federal pelo então norte goiano e na Assembleia Constituinte de 1988 foi eleito governador para o mandato tampão de 1988 a 1990. Nesse período ele aconteceu a escolha do local onde seria construída Palmas, hoje Capital do Tocantins. Em 1994 voltou a se eleger governador do Estado, sendo reeleito em 1998.

Em 2010, o ex-governador voltou ao comando do Palácio Araguaia, numa eleição disputada contra o então governador Carlos Gaguim. Em 2014, faltando oito meses para o final de seu mandato renunciou ao cargo de governador que foi assumido pelo então presidente da Assembleia legislativa Sandoval Cardoso. Na eleição de 2018 foi eleito 1º suplente do senador Eduardo Gomes (SD).

Palacinho

O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, tendo sido o primeiro edifício construído em Palmas. Feito em madeira de jatobá, o Palacinho encontra-se na parte alta da cidade, permitindo ao visitante contemplar parte da cidade. Sua administração está a cargo do Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), em parceria com o Instituto Amigos do Palacinho. Além de manter ambientes originais, como o Gabinete do Governador, o Palacinho abriga exposições, Sala Multiuso, Sala de Leitura.

 

***

Com informações de Luana Fernanda/Jornal do Tocantins