Titular da Seduc participa de programação no Ministério da Educação da França

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, está no seu segundo dia de trabalho na missão “Juntos pelo Direito de Aprender”, em Paris, França, que reúne secretários de Estado da Educação do Brasil. Nesta terça-feira, 11, no Ministério da Educação da França, a comitiva brasileira conheceu o sistema de ingresso no ensino superior (Baccauléarat), além da reforma do Ensino Médio local e avaliações de práticas docentes.

No período da tarde, os secretários estiveram na sede da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), discutindo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e as possibilidades de avaliação das habilidades socioemocionais e competências do século XXI. Foram discutidas também as perspectivas das avaliações brasileiras alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para Fábio Vaz, a experiência tem sido bastante proveitosa. Ele acredita que o aprendizado com outros países e gestores de educação colaboram para o fortalecimento das ações educacionais no Tocantins. “O Governo do Tocantins tem investido muito na educação. Por meio do PROFE, queremos alavancar nossos índices, melhorar a estrutura, investir em tecnologias de ensino e aprendizado. Neste contexto, representar o Tocantins nesta missão vem ao encontro de tudo o que planejamos para a educação tocantinense. O aprimoramento deve ser constante para oferecer mais qualidade para nossos estudantes”, enfatizou.

-- Publicidade --

Holanda

Nesta quarta-feira, 12, já em Amsterdam, na Holanda, a programação da missão será de conhecimento sobre a avaliação da Educação Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Profissional, além das provas Adaptativas no Computador. A visita encerra-se na sexta-feira, 14, na Universidade de Leiden, com apresentação da avaliação da Educação Básica nos Países Baixos (França, Luxemburgo, Itália e Portugal).

A missão, que é patrocinada pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e a Fundação Cesgranrio, faz parte do plano de trabalho do Fórum de Avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A Comitiva brasileira conta ainda com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), institutos de educação, gestores e pesquisadores em avaliação.