AVENTURA E EMOÇÃO: Almas é referência turística no interior do Tocantins

Publicidade

Publicidade

A cidade de Almas fica localizada no sudeste do Tocantins, 276km separam a capital Palmas da simpática e típica cidade do interior, possuindo pouco mais de 7 mil habitantes segundo o senso do IBGE de 2017, Almas é uma cidade tranquila para se viver e com forte potencial turístico.

Cânion Encantado

São quatro quedas d’água simultâneas com mais de 70m de altura. Na base, as águas formam um pequeno lago ao redor de uma prainha. Em volta, as águas minam das veredas e se encontram no fundo do cânion, formando um córrego que alimenta a vegetação. Devida a força da queda d’água não é permitido tomar banho no local.

Para conhecer há opções de trilhas aquática e por terra adentrando o cânion de rara beleza com paradas para contemplação e banhos (piscinas naturais e cachoeiras). A beleza do local compensa o esforço para chegar ao Cânion Encantado, que exige caminhada de mais de duas horas.

Conhecer lugares diferentes e inesquecíveis, viver novas experiências mais próximas da natureza, refazer as energias e descansar do dia a dia agitado, é uma opção para quem busca aproveitar com tranquilidade o outro lado do paraíso (literalmente) que Almas oferece.

Os atrativos turísticos reúnem cachoeiras, prainhas, serras, cânions, cavernas, grande diversidade de fauna e flora; além de uma rica cultura com influência ainda preservada de povos tradicionais.

HISTÓRIA

Almas é um dos municípios mais antigos do Tocantins, embora sua emancipação política só tenha acontecido no final da década de 50, seus primeiros moradores chegaram por lá no ano de 1734, em expedição liderada pelo português Manoel Rodrigues Araújo que buscava encontrar ouro na região. Em 1820 outro português, Bernardo Homem, chega à região dedicando-se à exploração de ouro e empregando largamente a mão-de-obra (ainda que escrava). Antes disso, as primeiras entradas não estabeleceram povoamento.

-- Publicidade --

Bernardo Homem é considerado o fundador do município. Foi ele quem construiu a primeira igreja católica e trouxe de Portugal várias imagens sacras, inclusive a de São Miguel Arcanjo, padroeiro da cidade.

O NOME DA CIDADE

A princípio, o nome do lugar era Arraial de São Miguel e Almas. Algum tempo depois tirou-se Arraial de São Miguel, ficando o nome da cidade como Almas e São Miguel como seu padroeiro.

ADMINISTRAÇÃO

A cidade caminha a passos largos rumo ao desenvolvimento, muito bem organizada e limpa, Almas tem ainda um dos melhores dados com relação à saúde no sudeste tocantinense possuindo pronto atendimento municipal bem estruturado, em pleno funcionamento e com vários especialistas. O atual prefeito Wagner Nepomuceno Carvalho tirou a cidade do atraso dando transparência e atenção no trato da coisa pública. Ruas que esperavam asfalto há mais de 30 anos começaram a receber infraestrutura ainda no primeiro ano de mandato do novo prefeito, como lema de gestão anuncia, é tempo de reconstruir. Waguinho, como é popularmente conhecido soube escolher sua equipe administrativa, dando um salto no avanço de diversas frentes na cidade.

GUIA TURÍSTICO

Sendo um dos mais reconhecidos na região, Flávio Cavalera possui a agência “Cavalera Turismo” e é sempre o nome mais requisitado por artistas, produtores de TV e turistas. Flávio também é fotógrafo profissional e coleciona imagens paradisíacas da região. Para marcar um tour com o guia basta entrar em contato através do número (que atende via whatsapp também) (63) 9.9244-8943

POUSADAS, RESTAURANTES E MAIS INFORMAÇÕES

Aproximando do feriado de carnaval, Almas é uma ótima opção para quem busca tranquilidade no outro lado do paraíso. Para receber mais informações sobre a cidade, o turista pode entrar em contato diretamente com a secretária de turismo e meio ambiente do município, Raquel Pereira de Macedo que atende no número (63) 9.9209-9777