BASTIDORES 2024: Wanderley Barbosa sinaliza o apoio do Palácio à José Salomão; Decisão será com aval de Hercy Filho

O cenário dos bastidores políticos está fervendo em altíssima temperatura. Em Dianópolis tem um fator novo, que é estrategicamente falando, muito importante no nas eleições deste 2024.

Em matéria publicada pelo jornalista Cleber Toledo nesta quarta-feira de cinzas, 14, diz que o atual secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, será quem vai definir o apoio do governo na cidade. Até as pedras sabem que houve uma aproximação muito forte do secretário com a atual gestão do prefeito José Salomão (PT), pode se dizer que a ponte entre os dois foi feita por Júnior Trindade, vereador licenciado, que era secretário de administração e que já articulava recursos para o carnaval 2024, tendo assumido a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc), semanas antes da festa do momo, mas tudo, é o que se evidenciou, já estava articulado por ele.

 

NÃO CONVÉM ELOGIAR O DIA ANTES QUE ELE TERMINE

No cenário (nada oficial) ainda se especula a possibilidade de as eleições deste ano sair muito divida com quatro exponenciais candidatos (estratégia, penso eu, vai prejudicar grupos da real direita, a verdade é, a oposição da atual gestão, e falo aqui principalmente daqueles que militam sem mandato, parecem usar o que há intestino grosso ao invés do cérebro). É a ferramenta mais clichê de uma estratégia básica: “Dividir para conquistar”. É no que a gestão aposta e nem precisa fazer esforço já que os grupos opositores parecem, até aqui, não conseguem um alinhamento. Há alguns meses das convenções, é triste ver tanta inteligência desperdiçada.

Não é mais a hora de se provar tão desesperadamente.

 

UMA CAMPANHA QUE NÃO ENTEDE O SEU CENÁRIO É UMA AVENTURA

 

Mais do que um local e suas características, o cenário é um momento. E os momentos são transitórios ou esquecidos. Por isso os próximos dias serão decisivos em se tratando de marketing político. Há dez anos atrás, quando o vereador e secretário Júnior Trindade respondia pela mesma pasta que ocupa hoje, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc), teve a oportunidade naquele momento de realizar o maior carnaval visto na cidade até aquele ano.

Avaliar bem o contexto socioeconômico, sociocultural e sociopolítico em que está inserido o público, é requisito básico para tecer um cenário. E quem reconhece o cenário, não corre em vão: sabe qual é o seu destino. (Um “resumão” de estratégia básica para estes tempos).

 

Júnior Trindade pode ter sido a pessoa que estreitou a ponte que aproximou de forma clara o Governo do Estado, consequentemente, e quase por osmose, Wanderlei Barbosa, através de uma parceria inédita, isto é, o apoio da secretaria que Hercy Filho comanda. A nota publicada pelo jornalista Cleber Toledo, confirma o que fontes de alta confiança do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos já haviam adiantado ao portal Tocantins Agora, perdemos o “timer”, confirmando as informações com outras fontes e o Cleber Toledo saiu lindamente na frente com o furo de reportagem. Trindade passou pela prova de fogo, depois de “cair pra cima”, fez mais uma vez, o maior carnaval público com 100% de excelência que Dianópolis já teve. É hora de saber colher os louros do sacrifício e doação.

Conjecturas à parte, saiu da boca do próprio governador que as eleições de Dianópolis este ano, passarão pelo crivo e benção de Hercy Filho.

Até que venham o sacramento das convenções partidárias tudo é possível passar por debaixo desta ponte, águas e lágrimas ainda tem de passar por ela.

 

NOMES VENTILADOS QUE DEVEM DISPUTAR

-- Publicidade --

Até o momento, circulam nomes não oficiais que podem disputar a prefeitura de Dianópolis, São eles:

 

José Salomão,

Paulo da Mega

Jailton Bezerra,

Djalma Parente

 

Vale lembrar que Jailton e Djalma tem ligação com o atual governo do Tocantins e, caso se concretize o apoio de Wanderlei ao atual prefeito, Dianópolis estaria com apenas duas chapas (é a tangente e leitura mais verosímil). Tal fato reformularia o tabuleiro do jogo, podendo polarizar a disputa apenas entre José Salomão disputando com o atual vereador, Paulo da Mega. Aí neste caso será um adversário digno de se enfrentar, se todos do grupo de direta o aprovarem nas convenções.

 

A frase é antiga e encerro por aqui;

Uma oposição frágil, fragiliza um governo! Um concorrente burro te emburrece! Um adversário fraco te enfraquece!

 

Haja o que houver,

Kim Nunes – Editor Chefe