Desfile Cívico em Dianópolis celebra 197 anos da Independência do Brasil

A Prefeitura de Dianópolis em parceria com a Diretoria Regional de Ensino (DRE), realizou na manhã deste sábado “Desfile da Independência”, em comemoração aos 197 anos da independência do Brasil, na Praça Francisco Liberato.

Foto: Divulgação Prefeitura de Dianópolis

Com uma proposta de resgate histórico e cultural do país e da Terra das Dianas, o evento trouxe a temática dos “Cem anos do Barulho”, sobre o centenário da morte de nove pessoas, vítimas de uma chacina ocorrida em Dianópolis em 1919, fato também conhecido como “Chacina dos Nove” e “Quinta-feira Sangrenta”.

A comunidade lotou a Praça para prestigiar o Desfile Cívico, que contou com a participação das escolas da rede municipal: Santa Luzia, Imaculada I, São José, Professor Renato e B.H Foreman e rede estadual com Colégio João D’Abreu, CEM António Póvoa, Coronel Abílio Wolney e Escola Estadual Joca Costa.

Foto: Divulgação Prefeitura de Dianópolis

-- Publicidade --

Além das escolas, o Desfile trouxe a participação dos pelotões: Escola Colibri – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Dianópolis), Universidade da Maturidade (UMA), Bombeiros Civil e Caminhada Passos que Salvam.

Com apresentações que emocionou o público, alunos e comunidade, levou para a Avenida 7 de Setembro, o resgate histórico e cultural de Dianópolis. Os pelotões apresentaram a cultura, história, economia, culinária e o turismo da Terra das Dianas, destacando o aldeamento do povoado das Missões, com os povos indígenas Acroás e Xacriabás, história das Dianas, que deram o nome à Dianópolis, festas típicas, tradições culturais, comidas típicas, danças culturais, literatura dianopolina, além da história da chacina dos nove e as belezas naturais da região.

Os pelotões percorreram o circuito sob aplausos do público. No palco de honra, o prefeito Padre Gleibson Moreira, a vice-prefeita, Francisca Ribeiro, vereador e presidente da Câmara Municipal de Dianópolis, Julian Oliveira, Diretor Regional de Ensino, Ademildes da Mata, Tenente Disney Abreu (representando o comandante da 2° CIA Serra Geral – Major Aldo Nery Conceição), ex-deputado, Hagaús Araújo, Pastor Dário e integrantes da equipe técnica do “Barulho”, acompanhavam a passagem dos pelotões.

Emocionado, o prefeito Padre Gleibson Moreira, destacou a importância do Desfile Cívico. “São quase 200 anos da nossa Independência. Não podemos deixar a história se apagar. O Desfile Cívico traz essa proposta de resgate histórico e cultural do nosso país, da nossa cidade. É gratificante ver a participação de cada escola, de cada aluno. A emoção toma conta e o sentimento é de gratidão”, enfatizou.

Para o diretor da DRE, o Desfile é também um momento de reflexão. “Em quase 200 anos de independência, nosso país sofreu grandes transformações. Toda história faz parte da nossa memória e isso precisa ser levado para o futuro, para que não caia no esquecimento. O Desfile é um momento de entrega à nossa Pátria. Foi um prazer organizar um momento especial como esse em nossa cidade”, destacou.

O Desfile foi orquestrado pelas Fanfarras do Colégio João D’Abreu, CEM Antônio Póvoa e Banda Municipal Mestre Jacinto, sob as regências dos maestros Igor e Wilker. No final, fanfarras e banda se uniram para realização de um verdadeiro show em Praça Pública, em comemoração aos 197 anos da independência do Brasil.