UTI/COVID: Com articulação de Bilsan França requerimento de Olyntho Neto é aprovado na Assembleia em regime de urgência

No dia 23 de março o deputado estadual Olyntho Neto requereu em regime de urgência o envio de expediente ao governador Mauro Carlesse solicitando através da Secretaria de Estado da Saúde a instalação de Leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI em Dianópolis.

Comissão Temporária Especial da Saúde (CTES) da Câmara Municipal de Dianópolis em visita ao HRD

O requerimento chegou ao plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins após articulação do vereador Bilsan França que preside a Comissão Temporária Especial da Saúde (CTES) da Câmara Municipal de Dianópolis que foi criada após solicitação de França ainda no mês de fevereiro. Seus objetivos permeiam em acompanhar e superintender ações na área da saúde, como falta de médicos no hospital e unidades básicas de saúde (UBS), realização de audiências públicas, regularização da falta de análises clínicas dentro do HRD, entre outras medidas. O requerimento apresentado pelo deputado foi uma solicitação da Comissão.

Publicidade

Publicidade

A primeira ação da Comissão foi realizar uma visita ao Hospital de Referência de Dianópolis (HRD) em 18 de março para levantar a realidade da unidade.

A comissão é formada por cinco parlamentares tem como presidente o vereador Bilsan França, como relator o vereador André Cavalari e três membros titulares, os vereadores Manin do Zorra, Paulo da Mega e Bira Soares.

No requerimento apresentado pelo deputado Olyntho, o parlamentar reitera que a demanda foi solicitada por Bilsan através da Comissão que inclusive sugeriu o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está inativo e poderia ser utilizado para a implantação das UTIs/Covid que o Sudeste tocantinense necessita, já que a região possui mais de cem mil habitantes e não dispõe de capacidade para atender a população.