Polícia Civil resgata Arara-Canindé mantida em cativeiro em Taguatinga

Animal silvestre é símbolo do Estado do Tocantins e agora está sob os cuidados do Naturatins

Uma Arara-Canindé, também conhecida como Arara-Azul, que estava mantida em cativeiro na cidade de Taguatinga, foi resgatada pela Polícia Civil, por meio de ação realizada por policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia, na manhã desta segunda-feira, 9.

-- Publicidade --

O delegado-chefe da 103ª DP, Lucas Rodrigues, informou que o animal foi encontrado por populares em via pública, nitidamente debilitado e, aparentemente, com as asas cortadas. Uma fotografia foi divulgada nas redes sociais. Rapidamente um indivíduo se apresentou como o possuidor do animal e o levou da localidade.

A fotografia chegou ao conhecimento da Polícia Civil, que passou a investigar o caso e, diante dos elementos colhidos durante a investigação, foi possível resgatar o animal em uma propriedade rural que fica, aproximadamente, 23km do centro da cidade. O animal foi encaminhado ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que ficará responsável pela guarda e recuperação do animal, conforme legislação federal. O possuidor foi autuado e as investigações continuam objetivando apurar o responsável por eventuais maus-tratos ao animal.

De acordo com a autoridade policial, a ação é de extrema relevância, visto que o animal, além de debilitado e necessitando de cuidados, poderia acabar morrendo em virtude dos maus tratos sofridos. “A ação é de grande importância, pois trata-se de um animal silvestre que também é símbolo do Estado do Tocantins e que a todos encanta por sua beleza”, ressaltou a autoridade policial.