OPINIÃO: Sudeste tocantinense um novo norte goiano?

Quando vejo avós, pais e muitos dos nossos antepassados contando histórias sobre o sofrimento que era o norte goiano, e, que hoje é o nosso estado do Tocantins, lá atrás, há exatamente 30 anos, uma região abandonada, adoentada e machucada. Simplesmente era uma UTI em lastimável desértico, no norte goiano tínhamos (nós dianopolinos e sudestinos do Tocantins) representantes políticos no legislativo, mas que infelizmente não podiam fazer muito, pois nesse recinto de sofrimento não tinham votos para os grandes políticos, nossa região não valia nada, me questiono se não vivemos na região sudeste, o mesmíssimo norte goiano de 30 anos atrás, ou terrivelmente pior?

Pior, porque temos políticos com boa representatividade, ocupando cargos no cenário nacional, mas que veem nossa amada região como potencial não de turismo, de boa economia e agricultura e sim de aproveitamento de inocência do povo carente com pouco estudo e pouca oportunidade, um povo de de baixa renda social para usurpar votos! Infelizmente.

Quando algo grave aparece todos eles aparecem com muitas notas, palavras de muita pompa e poucas ações! Novamente, infelizmente.

A UTI que continua sendo a região sudeste padece e se enfraquece a cada ano que passa, vamos vivendo na “sorte”, primeiro para que nada aconteça com nossos pais, depois os pais torcem para que nada aconteça com os filhos. Quem tem condições, viaja para os grandes centros onde um hospital particular resolve, e a família que não tem? Vivem a base de orações para que todos os dias não padeçam de nenhum tipo de enfermidade ou acidente. A penúria dos habitantes do sudeste é ter quer ver um filho ser adotado pelo carinho e compaixão de outros, pois, já não há mais esperança nos nossos governantes, deles, independente de quem sejam, se acostumou a esperar nada mais que o absoluto descaso, omissão e simplesmente uma falta de respeito com a sofrida população que está na boca do inferno! Desculpem o uso do termo, mas a revolta é tanta, que já ultrapassamos os limites toleráveis do desespero.

Estradas esburacadas, que mais parecem imitar a superfície da lua, hospitais sem médicos sem ambulâncias, sem medicamentos básicos, estrutura? Ah. Risos, para não dizer, lágrimas.

Os profissionais que estão atendendo tiram leite de pedra (verdadeiros guerreiros) nós cidadãos estamos na esperança de dias melhores, mas não vemos a aproximação da luz no fim do túnel, acordamos com a corda no pescoço todos os dias! O sudeste é o norte goiano de outrora, nada mudou, daqui quatro anos iremos assistir novamente um museu de grandes novidades, isto é, veremos se repetir os mesmo discursos e promessas com soluções mágicas para todos os nossos males. Balela. É nossa a responsabilidade de dizer não aos compradores da alma e da esperança do povo.

Torço para que a população carente saiba dar a resposta à altura, e que o conhecimento chegue às casas daqueles que têm mais carência no alimento, na educação, na saúde e consequentemente no seu direito maior que é a liberdade e o direito à vida! É por eles que devemos lutar e orar, nós podemos mudar a situação da região, mas isso só vai acontecer quando a população se unir em um social verdadeiramente comum sem picuinhas e sem vaidade.

-- Publicidade --

Coragem sudeste tempos de glórias virão e no momento certo daremos a resposta que eles [os políticos profissionais] não vão gostar de ver.

Enquanto isso, ficam nossas orações para que os pais não vejam seus filhos em leitos abandonados, e filhos não vejam seus pais em leitos sem atendimento a esperar pelo último suspiro

O Sudeste é grande e Deus é maior ainda.

Deus abençoe o sudeste tocantinense!

Sólon Alexandre

Jovem dianopolino é empresário, difusor do principal grupo do sudeste nas redes sociais que discute política, fiscalização e participação popular, o Fiscais do Povo.

Instagram: @SolonCostaPovoa

Whatsapp: (63) 9.9296-4978