Visita ao Porto de Amsterdã fecha agenda do governador na Europa

Publicidade

Publicidade

Uma visita à sede administrativa e às instalações do Porto de Amsterdã, o segundo maior da Holanda, na tarde desta sexta-feira, 17, encerrou os compromissos oficiais da comitiva tocantinense na Europa. O governador Marcelo Miranda e a embaixadora do Brasil na Holanda, Regina Dunlop, avaliaram com boas perspectivas diplomáticas toda a agenda no país, programada pela Embaixada.

“Estou muito feliz em poder discutir oportunidades que possam estreitar as relações entre nosso Porto com o Brasil e, neste caso, com o Governo do Tocantins”, disse Gert-Jan Nieuwenhuizen, diretor geral do Porto de Amsterdã. No encontro, ele apresentou o potencial e logística do empreendimento que envolve porto, eclusa, ferrovia e hidrovia.

Gert-Jan Nieuwenhuizen finalizou o encontro dirigindo-se ao governador. “Estou impressionado com o seu entusiasmo e da sua equipe. Vejo fortes vínculos que podemos criar, para fazer com que essa linha ascendente de contato e de relações, que se iniciam, sejam fortalecidas e efetivadas com ganhos para os envolvidos”.

“A vinda a este Porto fecha com chave de ouro nossa agenda aqui na Europa, especialmente porque vai ao encontro do nosso propósito de firmar parcerias internacionais para o desenvolvimento da atividade portuária no Tocantins”, externou o governador Marcelo Miranda. Ele avaliou como sendo “bastante positiva e proveitosa toda a agenda cumprida pela comitiva”.

Planejamento

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins, Alexandro Castro, ficou responsável por continuar mantendo os contatos com a diretoria do Porto, de forma a viabilizar um planejamento inicial. “A ideia é que, até janeiro do próximo ano, possamos estar com posicionamentos bem mais definidos”.

-- Publicidade --

“Podemos preparar um programa para tirarmos todas as dúvidas entre as partes, de forma que possamos traçar passos mais firmes”, sugeriu Gert-Jan Nieuwenhuizen. “Agradeço a oportunidade e devo dizer que o que fiquei sabendo sobre o Estado me encheu os olhos e também me deixou entusiasmado”, completou.

Embaixadora

Também entusiasmada com as potencialidades do Tocantins e com o empenho do governador em buscar novos parceiros, a embaixadora Regina Dunlop convidou o Governo do Tocantins para participar da Feira Internacional de Turismo de Utrecht, a ser realizada no início do próximo ano. Ela disse estar “surpresa com a boa receptividade que os empreendedores tiveram para com a comitiva e, principalmente, com as potencialidades e capacidade de produção de grãos do Estado do Tocantins”.

Porto de Amsterdã

De propriedade do município de Amsterdã, o porto emprega, aproximadamente, 68 mil trabalhadores. Com mais de 97 milhões de toneladas de movimentação de carga por ano, encontra-se entre os cinco maiores portos da Europa Ocidental.

Comitiva Tocantins

Compõem a comitiva do Tocantins o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, David Siffert Torres; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Herbert Brito Barros; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas; o subsecretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio de Lima Lelis; o diretor de Instrumentos de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Rubens Pereira Brito; o deputado estadual Nilton Bandeira Franco; a assessora de imprensa do Governador, Susana Araújo Barros Rodrigues; o Ajudante de Ordens do Gabinete do Governador, tenente-coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; e o assessor especial do Gabinete do Governador, Pedro Barbosa da Costa.