Carlesse garante ressarcimento de despesas a servidores do Ruraltins; sindicato comemora

O governador interino e candidato ao Governo do Estado na eleição suplementar Mauro Carlesse, da coligação  Governo de Atitude, confirmou nessa quinta-feira, 10, que vai implementar o Ressarcimento de Despesas da Extensão Rural (Redater) no âmbito do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). A decisão foi vista como mais uma ação de desburocratização da administração pública estadual pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe).

De acordo com o presidente do Sindicato, Cleiton Pinheiro, a implementação do Redater é uma luta dos servidores do órgãos que se estende desde 2014. “É uma luta antiga da categoria, desde que foi implementada a extensão rural no Estado. O  trabalho do Ruraltins é muito parecido com o da Adapec [Agência de Defesa Agropecuária, que dispõe do Ressarcimento de Despesas de Atividade de Defesa Agropecuária (Redad)], onde os servidores vivem mais no campo, desenvolvendo atividades na agricultura e fazendo as vistorias nos projetos”, destacou.

Segundo o presidente, no passado chegou a haver sinalização positiva aos servidores no sentido de se atender a esta demanda, mas os gestores voltaram atrás. “Agora nós tivemos essa boa vontade do presidente do Ruraltins, e do Governador Mauro Carlesse em estar implementando e desburocratizando a administração pública, que é uma luta constante que nós temos”.

-- Publicidade --

Logo após a confirmação, pelo governador, de que o Redater será implementado, Cleiton Pinheiro destacou a importância desta medida para os servidores, apontando como vantagens o fato de o servidor ter a garantia de  recebimento do ressarcimento todo mês e a desburocratização.  Outra vantagem, conforme o sindicalista, é o aumento na produtividade do órgão, e consequente melhoria no serviço prestado à população.

“O Redater vai ser implementado, mas só vai receber quem conseguir desempenhar suas atividades dentro do órgão e cumprir as metas dentro da extensão rural, agricultura familiar e outros projetos. Quem cumprir a meta vai ganhar 100% do ressarcimento, quem não cumprir, vai receber menos. Com isso, tem uma melhor prestação de serviços para a comunidade e o servidor receberá o seu benefício de acordo com a sua atribuição e o seu desenvolvimento do trabalho no dia a dia”, frisou o sindicalista.

A adoção do Redater é mais uma ação do Governo voltada para melhorar a máquina administrativa. Recentemente, o Estado adotou o regime de seis horas corridas de trabalho para os servidores, o que representará redução de gastos e otimização dos serviços. Esta era outra demanda antiga do funcionalismo estadual.

Desde que assumiu o Governo, Carlesse está empenhado em retornar o pagamento dos servidores para o início de cada mês. Tanto em abril quanto neste mês de maio, cerca de 60% dos servidores foram pagos antes do 5º dia útil e a equipe de governo está trabalhando para tentar viabilizar que em junho todos os servidores sejam pagos no início do mês. Os servidores estaduais vinham sendo pagos somente no dia 12 desde 2015.