Presidente da Comissão de Agricultura, Vicentinho Júnior discute com ministro da pasta demandas do setor

Na tarde desta quarta-feira, 20 de março, o deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas/TO), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), esteve em uma importante reunião com ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O encontro teve como foco principal a discussão das demandas urgentes enfrentadas pelo setor agrícola brasileiro. Na pauta, destacou-se a questão do endividamento agrícola: uma preocupação para a estabilidade dos produtores rurais.

 

 

Vicentinho Júnior explicou que o endividamento agrícola é uma realidade que afeta os agricultores. “O crédito agrícola existe para disponibilizar recursos financeiros aos produtores rurais para custear a produção, realizar investimentos e comercializar o produto após a colheita. Afinal de contas, num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, quem não investe nas melhores sementes, nos melhores insumos, nos melhores equipamentos, não resiste à concorrência. Por isso, o crédito agrícola é essencial para manter e desenvolver a agricultura. ”

 

 

-- Publicidade --

Sobre esta questão, Carlos Fávaro revelou que o Ministério estará lançando diretrizes até o início de abril para um programa de parcelamento de dívidas, oferecendo aos produtores condições distintas de acordo com cada situação. Serão considerados aspectos como problemas climáticos e variações nos preços, especialmente para os setores da pecuária e agricultura, incluindo culturas como trigo, soja e milho. Espera-se que nos próximos dias seja divulgado um documento informativo detalhando como cada tipo de processo será conduzido, permitindo que os produtores se organizem.

 

Parceria
Por conhecer a importância do setor agropecuário para o desenvolvimento do Tocantins, o presidente da CAPADR reforçou a necessidade de parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

“Ao unirem esforços, essas instituições têm o potencial de impulsionar o desenvolvimento agrícola, fornecendo recursos, conhecimento técnico e apoio logístico para os produtores rurais. Além disso, a colaboração entre essas entidades facilita a implementação de programas de Assistência Técnica e Extensão Rural, promovendo a disseminação de boas práticas e tecnologias que contribuem para o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos agrícolas no Tocantins”, defendeu Vicentinho Júnior.

 

Convite
Durante o encontro, o deputado Vicentinho Júnior estendeu convite ao ministro Carlos Fávaro para participar da 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (AGROTINS), agendada para ocorrer de 14 a 18 de maio de 2024. O ministro aceitou-o prontamente e confirmou sua presença no encerramento do evento que acontecerá no dia 18 de maio.

 

Participantes
Além do ministro Carlos Fávaro e do presidente da CAPADR Vicentinho Júnior, a reunião contou com a presença do Secretário da Seagro, Jaime Café; do presidente do Ruraltins, Washington Aires; do vice-presidente do órgão, Dione do Pastel; do Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Joaquim Urcino e da equipe técnica das pastas.