Sudeste dá o primeiro tom da virada de Amastha na corrida pelo Palácio Araguaia

Última parada de visita da caravana da coligação ” A verdadeira Mudança” por seis municípios da região Sudeste, foi marcada por mais adesões de lideranças e demonstrações de apoio popular. Dianópolis recebeu com euforia e esperança o candidato a governador pelo PSB, Carlos Amastha, na noite desta quinta-feira, 20. Centenas de pessoas lotaram o comício realizado no Setor Nova Cidade, onde fica o Hospital Regional, cuja situação caótica ilustra à perfeição o caos instalado nas unidades de saúde estaduais do Tocantins, herança dos últimos governantes e mantida pelo atual governador que é candidato a reeleição.

Amastha é o único candidato que cumpriu agenda visitando todo o Sudeste

O ex-prefeito de Palmas é o único candidato, até agora, que destinou espaço em sua agenda para percorrer o sudeste, região historicamente abandonada pelas gestões que já passaram pelo Palácio Araguaia. Isso significa que a visita ao sudeste não é apenas para pedir votos, quando um candidato se interessa a conhecer determinado município, consequentemente conhecerá de perto as suas demandas, suas dificuldades e suas potencialidades. De que outra forma um governante poderia gerir o Estado sem conhecer os seus rincões mais distantes?

É FATO: Amastha passa a liderar no Sudeste

Uma leitura muito simples pode ser feita após a intensificada presença de Carlos Amastha na região, o pessebista já vinha crescendo naturalmente nas intenções de votos. Com um trabalho organizado e minucioso de seus líderes locais o ex-prefeito de Palmas é agora o nome mais lembrado pelos eleitores, o Sudeste está dando o tom da virada da campanha de Amastha e muitos fatores colaboram para que isso aconteça. A campanha de seu principal concorrente, o governador Mauro Carlesse começou a ter uma debandada de líderes que estão furiosos com os compromissos de campanha que não foram cumpridos, o turbilhão de promessas do atual governador que não se concretizaram em ações começam a afetar fortemente a imagem de estabilidade que sua campanha tentou pregar. Esta semana começou a vazar informações de que a campanha de Carlesse está sendo esvaziada e que o dinheiro previsto e prometido para as lideranças já está em atraso e não chegará na sua totalidade até o dia 7 de outubro. “A campanha está trabalhando no limite, de agora em diante só companheiros importantes nas grandes cidades receberão atenção”. Disse ao portal Tocantins Agora, um ex-deputado que desistiu há poucos dias da disputa.

Por que Amastha lidera no Sudeste?

O estilo organizacional de Amastha é inédito para a política tocantinense, vindo da iniciativa privada o candidato aparenta ter trazido para a campanha o seu estilo pragmático em resolver situações. Em cada cidade, das 139 do estado, há bases fixas de apoio.

Especulações à parte, o fato é que Djalma Parente têm conquistado muitas lideranças formando grandes palanques de peso. O resultado das urnas neste ano pode ser fundamental para calibrar as ambições políticas. Nas últimas semanas, foram vários os atos que tomaram contornos de “articulação e mostra de força”. Nada por acaso.

-- Publicidade --

Em Dianópolis, por exemplo, são muitos líderes que agregam a linha de frente em defesa de Amastha. O vereador Djalma Parente pode ser destacado, observar a sua atuação pode servir como aprendizado para muitos políticos da região, Djalma é um estrategista de primeira grandeza e tem feito um trabalho de aglutinação política em torno de seus candidatos, um trabalho silencioso, mas que apresentou resultados que podem ser vistos em todas as pesquisas de consumo interno. Djalma tem agregado muito valor no desempenho de Ricardo Ayres que vai à reeleição para a Assembleia Legislativa, Vicentinho Alves que vai à reeleição para o senado e o próprio Carlos Amastha rumo ao Palácio Araguaia. O vereador de Dianópolis tem rodado todo o Sudeste e vai se destacando dos demais ao conseguir colocar no mesmo palanque, forças antes divergentes.

Comício em Dianópolis

“O que acontece no hospital de Dianópolis, acontece em todo o Estado. O HRA (Hospital Regional de Araguaína) com ratos, minha gente! Ratos! “Governador Carlesse, aqueles ratos são seus. Vamos pegar gatos e ratos desse Estado e colocar pra correr, vamos começar a viver com liberdade no Tocantins”, pediu Amastha aos dianopolinos ao abrir seu discurso.

“Eu fui empresário. Hoje sou orgulhosamente político. Quero mostrar pra todo mundo que a política é boa e nobre quando usada da maneira certa, para ajudar as pessoas”, frisou Amastha. Em seguida ele anunciou que Dianópolis será a capital de uma das 10 governadorias que criará com objetivo de descentralizar a administração e fazer o governo oferecer melhores serviços e desenvolver políticas públicas de acordo com as características dos municípios de cada região.

 

Região perde investimentos

 

“Quantas potencialidades têm esse Sudeste. Se você pega um dos atrativos naturais daqui já seria suficiente para fazer um projeto de turismo”, afirmou Amastha, aproveitando para lembrar que o governador Carlesse foi à festa da colheita do Capim Dourado, mesmo já tendo recebido uma notificação da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), informando que havia cancelado R$ 400 milhões de recursos para o turismo que contemplavam justamente uma estrada para o Jalapão.

“Como é que a região perdeu as indústrias de calcário? A produção cresce e a gente começa a perder as nossas indústrias”, questionou o ex-prefeito de Palmas, criticando a política tributária do atual governo, que não incentiva quem quer investir no Estado. “Precisamos imediatamente fazer o Tocantins voltar a crescer”, encerrou Amastha, que antes já havia passado por Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Almas e Rio da Conceição.