Educação divulga cronograma e procedimentos de matrículas para o ano letivo de 2021 na rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) divulgou, nesta segunda-feira, 22, em coletiva de imprensa, o cronograma e os procedimentos de matrícula para o ano letivo de 2021, na Rede Estadual de Ensino.

A primeira etapa já inicia na próxima terça-feira, 23, e segue até o dia 26 de fevereiro com a Transferência Automática dos estudantes das redes de ensino municipal e estadual. Este processo ocorre quando a unidade de origem não oferece o ano/série/etapa seguinte, e os estudantes de uma turma são transferidos automaticamente para outra escola onde a continuidade seja ofertada. Também, de 23 a 26 de fevereiro, ocorre a renovação de matrícula dos estudantes veteranos.

O resultado da Transferência Automática será divulgado no dia 1º de março. Na mesma data, inicia-se o período de confirmação (presencial) de matrícula dos estudantes enviados pela Transferência Automática. Os pais ou responsáveis pelos estudantes menores terão até o dia 5 de março para confirmar a matrícula junto à unidade escolar.

Durante a coletiva, o secretário-executivo da Seduc destacou todos os procedimentos do cronograma, além de orientar a comunidade sobre os prazos de matrícula na rede estadual.

 “O planejamento elaborado pela equipe da Educação tem como base a segurança e a diversidade de cada comunidade escolar, para garantia do atendimento e da aprendizagem. A efetivação da matrícula é um procedimento necessário que vai nortear o planejamento do ano letivo de 2021, que tem previsão de início no dia 5 de abril. Mesmo aqueles que optarem pelo ensino não presencial precisam ficar atentos aos prazos, pois é a matrícula que irá definir a oferta, seja de forma presencial, remota ou híbrida”, pontuou.

Alunos novatos

Na sequência, de 8 a 12 de março, serão recebidas as solicitações de pré-matrícula para os alunos novatos. Nesta categoria, são considerados: aqueles que estavam matriculados anteriormente em escolas das Redes Federal, Municipal, Particular do Tocantins ou de outros estados.

Segurança

Por medida se segurança, visando evitar a aglomeração de pessoas, nas escolas de Palmas, Araguaína, Gurupi e Palmas, a confirmação presencial da matrícula será por meio do sistema de agendamento, disponível no site da Seduc e/ou pelo telefone: 0800-0635050.

Para as matrículas realizadas presencialmente e na confirmação de matrícula nas escolas, o acesso às unidades de ensino só será permitido com uso de máscara, seguindo todos os protocolos de segurança em saúde.

Na entrada das escolas, haverá a verificação de temperatura e álcool 70º para higienização das mãos. Será necessário ainda manter o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas.

 

Confira o cronograma de matrículas 2021

 

ETAPAPERÍODO
Envio dos estudantes pela Transferência Automática das redes de ensino municipal e estadual.23 a 26/02/2021
Renovação e confirmação de matrícula (presencial)

dos estudantes veteranos.

23 a 26/02/2021
Publicação do Resultado dos alunos enviados pela  Transferência Automática01/03/2021
Confirmação de matrícula (presencial) dos estudantes enviados pela Transferência Automática01 a 05/03/2021
Solicitação de pré-matrícula para estudantes novatos, através do Site da Seduc e pelo telefone: 0800-0635050.08 a 12/03/2021
Publicação do Resultado da pré-matrícula, através do Site da Seduc e pelo telefone: 0800-0635050.22/03/2021
Confirmação da matrícula (presencial) dos estudantes novatos.

 

Obs: Para as Diretorias Regionais de Educação Juventude e Esportes de Araguaína, Gurupi e Palmas, a confirmação presencial da matrícula será por meio do sistema de agendamento disponível no site da Seduc e/ou pelo telefone: 0800-0635050.

22 a 25/03/2021

 

***

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins