Josi Nunes vai criar políticas para incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A candidata da Coligação Agora é a Hora, Josi Nunes, destacou neste domingo, 11, que vai implantar políticas para estimular a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nos setores público e privado, em Gurupi. As propostas de Josi também incluem melhorar a acessibilidade do município garantindo o direito de ir e vir a todos.

Sobre a inclusão das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho, Josi explicou que já existe uma lei federal que estabelece cotas de inclusão, mas a intenção da Gestão será criar uma política contínua e supervisionada. “O que a nossa Gestão vai propor é uma política pública mais arrojada, dando mais oportunidades para a contratação das Pessoas com Deficiência tanto nos órgãos da Prefeitura como no setor privado. Vamos garantir uma ação de inclusão eficaz”, afirmou Josi, lembrando que neste dia 11 de outubro é comemorado o Dia do Deficiente Físico.

Dentro da política proposta por Josi está a criação de um programa de capacitação voltado exclusivamente para as Pessoas com Deficiência. “Vamos capacitar, criar programas de estágios na Prefeitura, além de sensibilizar os empresários gurupienses quanto a sua responsabilidade social de oportunizar empregos e garantir a plena cidadania das Pessoas com Deficiência”, assegurou.

Outro ponto do Plano de Governo que Josi tratou como crucial foi a questão da acessibilidade. “Não podemos falar de nenhuma outra política para as Pessoas com Deficiência se não garantirmos a acessibilidade para que elas possam se locomover com segurança pela cidade e também dentro dos órgãos públicos e empresas”, destacou.

São propostas de Josi para esta área, criar a Rede Municipal da Acessibilidade (trânsito e transporte) para melhorar a mobilidade, composta por pedestres, ciclistas, motociclistas, transporte coletivo, transportadores de bens, veículos particulares e de serviços; implantar nomenclatura urbana para deficientes visuais; e construir e reestruturar os pontos de ônibus para um atendimento humanizado com acessibilidade para todos.

Além disso, Josi também vai construir, restaurar e requalificar as calçadas de Gurupi para facilitar a acessibilidade, dentro dos padrões técnicos e de qualidade exigidos pela legislação urbana, e modernizar o trabalho do departamento específico para cuidar das questões da mobilidade e acessibilidade urbana.

“Quero avançar em outras áreas que sejam inclusivas para as Pessoas com Necessidades Especiais, como promover campanhas de conscientização e criar capacitação em Libras dos prestadores de serviços do comércio e dos servidores públicos para o atendimento adequado desse público, além de propor ações inclusivas dentro de áreas como Educação, Saúde e também nos esportes”, garantiu Josi.