Administração disponibiliza comprovante de rendimentos para IR no Portal do Servidor

Para retirá-lo, basta acessar o Portal do Servidor, no site da Secad

A Secretaria de Estado da Administração (Secad) disponibilizou nesta quarta-feira, 24, aos servidores da administração pública estadual o comprovante de rendimentos para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), referente ao exercício de 2020.

Para retirá-lo, basta acessar o Portal do Servidor, no site da Secad (www.secad.to.gov.br) ou pelo aplicativo do Portal do Servidor Tocantins. Vale destacar que, os servidores que possuem dois vínculos devem ficar atentos ao acessar o Portal, pois os comprovantes de rendimentos estão disponíveis no link “vínculos”.

Em relação aos descontos de planos de saúde, o usuário deverá procurar as administradoras dos respectivos planos para a emissão do comprovante. Já para os beneficiários do Servir o extrato para imposto de renda está disponível no Portal do Beneficiário no link: http://plansaude.secad.to.gov.br:8080/as-plansaude//pb/index.xhtml

A diretora da Folha de Pagamento, Vagléia Inácio, destaca que a Receita Federal ainda não divulgou as datas para a declaração do Imposto de Renda 2021. “A expectativa é de que o prazo para declarar siga o padrão e ocorra entre os dias 1º de março a 30 de abril. Nós sempre disponibilizamos o comprovante antes para facilitar a vida dos servidores quando forem realizar a declaração. Pois é importante se atentar para não perder o prazo estipulado pela Receita”, ressaltou.

Ainda de acordo com Vagléia Inácio, os servidores que tiveram remoção entre órgãos no ano de 2020, será gerado um comprovante para cada órgão, devendo o servidor prestar as informações de ambos os CNPJ quando informar os rendimentos.

Como nos anos anteriores, estão obrigados a entregar a declaração os contribuintes que em 2020, receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70, ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

Publicidade

Publicidade

O que é o comprovante de rendimentos?

O comprovante ou extrato de rendimentos é um dos principais documentos utilizados para fazer a declaração do Imposto de Renda. O documento, que é entregue todos os anos aos servidores, traz os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu para a previdência.

No caso dos beneficiários do Servir, os gastos com plano de saúde são emitidos separados dos demais.

Para mais informações procure o setor de Recursos Humanos.

 

 

***

Ascom Secad/Governo do Tocantins