Adolescentes cumpridores de medidas socioeduciativas são preparados para o Encceja PPL 2018

Publicidade

Publicidade

Nas escolas das unidades socioeducativas do Tocantins os professores estão preparando os socioeducandos para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens, Adultos e Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL), que acontece nos dias 18 e 19 de setembro. As aulas preparatórias começaram dia 07 de agosto e seguem até 17 de setembro. Em quatro unidades do Estado o total de inscritos foi 28 adolescentes, sendo 26 para certificação do Ensino Fundamental e 02 para o Médio.

No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Palmas, e nos Centros de Internação Provisória (Ceip) da Capital, de Santa Fé do Araguaina e de Gurupi, foram preparados cronogramas para atender os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas inscritos no Encceja, tirando dúvidas sobre o processo e também no que tange às matérias que comporão o exame, assim como a proposta de atividades extras e simulados.

Esses momentos de aprendizagens para os adolescentes têm como objetivo aprimorar seus conhecimentos, desenvolvendo suas habilidades e competências para obter êxito no exame. As áreas de conhecimento propostas são Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.

-- Publicidade --

“O objetivo dessa prova é a certificação, uma oportunidade importante para os que estão em defasagem escolar consigam a conclusão do ensino Fundamental ou Médio. A certificação é importante também para que eles possam dar continuidade aos estudos e a cursos profissionalizantes”, frisou Auricélia Cruz, que é a responsável estadual pelo Encceja PLL do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju)

As aplicações de simulados e a produção de textos serão abordadas em forma de oficinas e atividades diversas, para que os alunos interajam de maneira voluntária no método da ação, nas quais a equipe terá função de facilitadores no debate em grupo, estimulando o discurso de leitura e a produção de texto. Pretende-se empregar uma abordagem lúdica, com vídeo informativos, dinâmicas de grupo, roda de conversa em sala de aula, com repasse de informação de forma criativa.

Encceja PLL

O Exame é direcionado aos adolescentes sob medidas socioeducativas e que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. As provas acontecerão em sala de aula nas unidades com supervisão dos responsáveis pedagógicos, que terão acesso aos resultados obtidos pelos participantes, e com auxílio da família do socioeducando pleiteará a documentação necessária para obter o certificado caso a nota seja alcançada.