Alunos da Unitins devem se cadastrar para concorrer a vagas de estágio do Programa Oportunidade Jovem

Os acadêmicos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) de todos os cursos e câmpus devem se cadastrar no Instituto Euvado Lodi (IEL-TO) para concorrerem às vagas de estágio que serão ofertadas pelo Governo do Estado por meio do Programa Oportunidade Jovem.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, explica que a Secretaria de Estado da Administração (Secad) está compilando das demandas dos órgãos quanto aos estagiários. Finalizado esse trabalho, a lista deve ser repassada ao IEL que fará o cruzamento de dados entre o perfil solicitado para cada vaga e os perfis dos alunos cadastrados, para que assim seja feita a seleção.

Augusto Rezende pontua também a importância do Programa para a formação do profissional que será entregue ao mercado de trabalho. “O estágio oportuniza ao acadêmico a visualizar na prática toda a teoria que foi ensinada em sala de aula. Esse aluno se forma para uma atividade de mercado, então nada melhor que ele começar as atividades práticas da sua profissão desde a graduação”, enfatiza o reitor.

-- Publicidade --

Programa Oportunidade Jovem

O programa foi lançado pelo Governo do Estado em abril e o contrato com o IEL-TO foi assinado no início do mês de maio. Ao todo serão ofertadas cinco mil vagas de estágio que serão distribuídas conforme a demanda apresentada pelos órgãos, de acordo com o quadro de níveis de estagiário (médio, técnico e superior), com cargas horárias de quatro ou seis horas diárias e bolsas que variam de R$ 500 a R$ 1.200. O estágio terá a duração de até 24 (vinte e quatro) meses, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência, conforme preceitua o artigo 11 da Lei nº 11.788/08.

Podem participar estudantes a partir de 16 anos de idade regularmente matriculados.